Historia da contrucção moderna

5112 palavras 21 páginas
Construção moderna: as grandes mudanças do século XX
As transformações na construção do século XX decorrem fundamentalmente da influência dos progressos técnicos quer sobre o universo dos materiais de construção, quer sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas .
A Arquitectura do Movimento Moderno, que teve a sua génese ao longo dos anos
20 e que se afirmou depois da II Guerra Mundial, serviu -se dos novos materiais e incorporou os novos sistemas. De tal modo que na actualidade as edi ficações se baseiam numa paleta relativamente estável de desenvolvimentos técnicos.

O ferro, o aço e o betão armado
Estes materiais permitiram o desenvolvimento de novas formas de edificação, que por sua vez respondiam às novas necessidades de um mundo em modernização.
O desenvolvimento de materiais artificiais, como o ferro e o cimento, bem como o aperfeiçoamento dos engenhos de suspensão e das várias máquinas de obra, transformaram radicalmente as técnicas de construção. Depois da "descoberta" de um cimento de grande resistência (Portland), graças á utilização de uma forte temperatura de calcinação, a passagem da tecnologia da cal á do betão trouxe francos progressos no domínio da solidez das construções.
Entretanto as qualidades de robustez do betão foram ainda mais potenciadas com a utilização de armaduras metálicas, primeiro com ferro depois com aço: o betão armado. No quadro destas evoluções técnicas os métodos de construção foram sendo progressivamente capazes de responder à procura de populações desejosas de atingir um conforto real.
O impacto das inovações técnicas transformou hábitos e modos de vida de massas de consumidores.
Desde a canalização à electrificação, da iluminação ao aquecimento, lâmpadas, radiadores, tomadas e grelhas tornaram -se a paratos não só visíveis mas sobretudo assumidos como protagonistas de uma estética moderna.
Acompanhando a crescente industrialização o desenvolvimento de dispositivos de segurança e

Relacionados

  • Trabalho Mini
    4380 palavras | 18 páginas
  • Marcas de homem ma floresta
    71084 palavras | 285 páginas