Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 01
Passo: 02

História da Contabilidade

01)Qual a origem da contabilidade?

Sua origem está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

02)Quais os primeiros sinais de que existia contabilidade naantiguidade?

No livro Gênesis na Bíblia, podemos perceber algumas passagens que ilustram este sentido, quando se refere ao crescimento da riqueza de Jacó, através do rebanho de ovelhas. No livro de Jó, o mais antigo da Bíblia, são relatadas as transações comerciais entre egípcios e babilônicos, destacando-se o pagamento de salários e impostos.

Passo: 03
Evolução da contabilidade:
Odesenvolvimento da contabilidade acompanha a evolução da civilização, cujo crescimento e progresso da humanidade faz com que se torne cada vez mais eficiente e fiel a que se propõe.
No Egito por volta do ano 2.000 A C. já havia a obrigatoriedade dos livros e documentos comerciais, sendo a escrituração das contas, baseada no valor da moeda egípcia da época o “shat” de ouro e prata.
Por volta dosséculos XII e XIII a Contabilidade entra na fase Moderna, motivada pelo desenvolvimento econômico. Existem indícios que apontam que o sistema das Partidas Dobradas data desde 1330, sem esquecer que no período pré-histórico a utilização das fichas de pedras mesmo de forma rudimentar já esboçavam esse sistema, entretanto a divulgação para o mundo deu-se através do frade franciscano Lucca Paccioli,matemático, que expôs o sistema de forma completa, evidenciando seu mecanismo algébrico, quando da publicação do Tractatus de Computis et Scripturis em 1494, sendo este fato considerado um marco para a contabilidade, tendo atraído a atenção dos homens de negócios da época, ávidos em mensurar e controlar suas riqueza a perdas
A primeira escola de Pensamento Contábil foi a Contista, no Século XVIII, cujaidéia central era o mecanismo das contas. Essa teoria contribui para o surgimento da Teoria das Cinco Contas Gerais, que evidenciava os cinco principais efeitos de uma transação comercial: Mercadorias, Dinheiro, Efeitos a Receber, Efeitos a Pagar e Lucros e Perdas.
A escola Personalista surgiu no século XIX, visava explicar as relações pessoais de devedores e credores. Giuseppi Cerboni, adepto aopensamento, acrescentou o conceito jurídico de direitos e obrigações.
A escola Neocontista seguinte evidenciava que o objeto da contabilidade estava representado pela riqueza do Patrimônio. Esse pensamento contribuiu para o surgimento da escola Controlista que idealizava o objeto da contabilidade como o controle da riqueza administrativa, tendo distinguido as fases da gestão econômica e dadireção e controle.
O controle econômico ou administrativo exercido pela contabilidade não constitui seu objeto, mas apenas um de seus instrumentos, gerando, assim, novas concepções de pensamento contábil, como a da escola Aziendalista.
Esse é o período científico da Contabilidade, e talvez pela primeira vez, a teoria contábil avança em relação às necessidades e complexidades da sociedade, sendoconsiderada como a fase áurea que durou até os primeiros vinte anos do século XX.
A discussão contra o pensamento aziendalistas originou a escola Patrimonialista que defendia a idéia do patrimônio como uma grandeza real, que se modificava com o desenvolvimento de atividades econômicas sendo evidenciado sobre dois aspectos: o Estático que permitia o conhecimento do patrimônio em um dado momento e oDinâmico que estuda os aumentos e diminuições no patrimônio provocadas por fatos administrativos. Princípios fundamentaram essa teoria e que permanecem nos dias atuais tais como:
O objeto da contabilidade é o Patrimônio aziendal; Os fenômenos patrimoniais são fenômenos contábeis; A contabilidade é uma Ciência Social que se relaciona com outras ciências a como Matemática, Direito, Economia,...
tracking img