Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falamos de contabilidade logo vem a nossa cabeça uma idéia de algo completamente complicado como “um bicho de sete cabeças”. Mas vendo isso mais de perto percebe-se que não é bem assim, e muitas pessoas a aplicam em seu dia a dia e nem se dão conta disso.
Seu objetivo de estudo é o patrimônio e o seu campo de aplicações as entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que,para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica necessário a seus fins.
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente asvariações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
O homem primitivo, já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pescae seus rebanhos.
Mas foi na Mesopotâmia, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. O homem começava registrar o seu patrimônio, era a origem do diário.
Os séculos passam surgem novas civilizações, a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu legado ate os dias de hoje, os egípcios. O papiro colhido as margens do Rio Nilo, onde os escribas registravam os movimentos,eram os primeiros livros contábeis.
Logo após vieram os Fenícios, que navegavam pelo mediterrâneo expandindo sua rede de comercio, foram eles os primeiros a desenvolver as trocas em bases monetárias, e simplificaram os registros por símbolos.
Da península itálica vieram os romanos, nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda a Europa, norte da áfrica eoriente médio, conquistando povos e nações levando a paz romana, e o que se pode chamar de um sistema jurídico de contabilidade organizado. Mas impérios nascem, crescem e morrem, e com Roma não foi diferente.
No final da idade media e começo do renascimento, os árabes ao invadir a península ibérica, trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comercio na velha Europa,os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo útil em suas relações com consumidores e fornecedores, a sistematização da contabilidade estava a caminho.
Também as artes e a ciência se desenvolviam, o mundo deixava a idade das trevas era o renascimento e com ele a figura de Luca Pacioli, autor de uma obra queexpõe o método das partidas dobradas, principio contábil segundo qual todo lançamento a credito numa conta, faz que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a debito.
Em 1500 era descoberto o Brasil, e com a instituição do governo geral, chegaram os provedores da fazenda, que acumulavam este cargo como de contador, eram nossos primeiros colegas em solo brasileiro. Com odesenvolvimento da colônia, cartas regias passaram a regulamentar os princípios contábeis, e instituíam cargos e funções na administração fazendária.
Em Portugal em 1770, foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil, e a partir da vinda da família real para o Brasil, iniciava se o ensino contábil em terras brasileiras, com a instalação em 1810, da aula de comercio da corte.
Apartir daí novas escolas eram fundadas disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos.
Mas para chegar ao ponto em que estamos hoje, muitos anos se passaram, e de 1905 para cá, observa-se uma historia de lutas com a fundação de associações profissionais, sindicatos e institutos, em todos estes organismos estava o fio condutor, que levaria a criação dos conselhos federal e regionais de...
tracking img