Historia da computa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | |

HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO

ISADORA ROSARIO MENDES GUIMARÃES



CATALÃO
MARÇO - 2012

ISADORA ROSARIO MENDES GUIMARÃES

HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO



Trabalho apresentado ao Professor Veríssimo Guimarães Júnior da disciplina introdução á computação do curso de Ciência de Computação.UFG
Catalão – 30/03

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO p.4

2- GERAÇÕES DE COMPUTADORES p.5

3- COMPUTADORES MECÂNICOS p.7

4-VÁLVULAS p.11

5- TRANSISTORES p.18

6-CIRCUITOS INTEGRADOS p.23

7-VLSIp.25

8- CONCLUSÃO p.28

9- BIBLIOGRAFIA p.29


4
1-INTRODUÇÃO

Apesar da maior parte do público leigo considerar computação e computador termos necessariamente interligados, a história da computação é mais antiga do que ocomponente físico que hoje recebe seu nome. A computação inicia-se nos primórdios da história da humanidade, em sua necessidade de armazenar informações, efetuar contagem e criar mecanismos que lhe facilitasse à chegada de resultados complexos baseados nesta contagem.

A capacidade do ser humano em calcular quantidades nos mais variados modos foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimentoda matemática e da lógica. Nos primórdios da matemática e da álgebra, utilizavam-se os dedos das mãos para efetuar cálculos.

A mais antiga ferramenta conhecida para uso em computação foi o ábaco, e foi inventado na Babilônia por volta de 2400 a.C. O seu estilo original de uso, era desenhar linhas na areia com rochas. Ábacos, de um design mais moderno, ainda são usados como ferramentas decálculo

A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard , sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal a construção da primeira máquina calculadora, quefazia apenas somas e subtrações.
A primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração foi inventada em 1672 pelo filósofo, físico e matemático francêsBlaise Pascal.

5
2-GERAÇÃO DE COMPUTADORES
● 1° Geração – 1945 à 1955

Estímulo: 2a. Guerra Mundial
Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes,caras, lentas e queimavamcom grande facilidade. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Kms de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil erademorado.
As operações de cálculos eram realizadas em milissegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Era constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares.A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.

● 2° Geração – 1955 à 1965

Esta Geração foi originada pela revolução dostransistores os quais substituíram as volumosas válvulas.
Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Desta maneira os computadores tornaram-se consideravelmente menores e devido a isso, muito mais velozes. O computador começa a ser utilizado nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento de cada...
tracking img