Historia da capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
da História da capoeira
Fontoura e Guimarães (2002) Em seu artigo de revisão bibliografica história da capoeira explica que a capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Os escravos eram obrigados a trabalharem principalmente nas fazendas produtoras de açúcar do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa,tais escravos, faziam muitas danças ao som de músicas.
Quando chegaram ao brasil os escravos africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Tais escravos eram submetidos a violentas praticas de castigo dos senhores de engenho, e quando conseguiam fugir eram perseguido pelo capitão do mato que era consideradomuito violento(FONTOURA E GUIMARÃES 2002). 
Para tentar manter seus escravos controlados os senhores de engenho proibiam os escravo de praticarem qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e físicados escravos brasileiros(FONTOURA E GUIMARÃES 2002). 
Segundo Fontoura e Guimarães (2002) A prática da capoeira ocorria em galpões que serviam de dormitório para os escravos e tinha como funções principais o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Em alguns momentos a s lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos que se chamavam na epoca de capoeira de onde originou onome da luta.
Ate a decada de trinta, era proibida a pratica da capoeira no Brasil, sendo os policiais orientados para prender qualquer pessoa que paticasse essa luta nas ruas ou em outro lugar que fossem flagrados. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esportenacional brasileiro(FONTOURA E GUIMARÃES 2002). 

História do mestre Barba Branca
Gilberto Reis ou mestre Barba Brancacomeçou a capoeira angola no bairro da liberdade (Salvador de Bahia), apos 13 anos de idade, com mestre TraÍra, aluno do grandeMestre Waldemar . Pouco tempo depois, mestre Traíra morre ; Barba Branca então, sem mestre, continua a sua formação comMestre João Pequeno, aluno deMestre Pastinha, onde ele ficara por 15 anos até obter o seu diploma de Mestre. 

Barba Branca criou o seu grupo, o Grupo de Capoeira Angola Cabula há dez anos. Com isso, ele iniciou o seu primeiro projeto com crianças em parceria com o terreiroIlê Axé Ópó Afonjá, fortalecendo a relação do grupo com a ancestralidade africana. Nesse mesmo período e com a colaboração de vários grandes Mestres elecriou a primeira Associação Brasileira de Capoeira Angola a ABCA, situada no centro historico de Salvador, o Pelourinho. Ele foi presidente da ABCA durante vários anos. Atualmente ele se dedica à educaçao das crianças do bairro do Cabula através da Capoeira Angola.

Em 1984, Gilberto Reis, Mestre Barba Branca, juntou um grupo de crianças e adolescentes na comunidade do Cabula, Engomadeira, Beiru ebairros vizinhos para ensinar a prática da Capoeira Angola. Visando maior interação destas com a cultura da capoeira, acabou contribuindo para tais comunidades afastando muitas pessoas da criminalidade. Desde então, o grupo de Capoeira Angola Cabula (GCAC) realiza trabalhos que objetivam o fortalecimento e divulgação da prática de Capoeira Angola na sociedade em geral, sem distinção de sexo,nacionalidade, profissão, credo religioso ou político.

Objetivos

Capacitar alunos para a interação social e cultural, sobretudo na formação de profissionais de Capoeira (capoeiristas, contra-mestres, mestres), preservando a tradição e raízes da Capoeira Angola, dando, portanto, uma melhor perspectiva de vida para as comunidades marginalizadas. 
Desenvolver o intercâmbio entre o Grupo de...
tracking img