Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Pesquisa Casas Bahia, decisões tomadas pela diretoria.

“A logística é uma etapa importante na fidelização do cliente. Não adianta ter um ótimo atendimento, bons preços e prazos de pagamento se a entrega falhar em algum ponto. O processo todo de atendimento se estende até a chegada do produto, em perfeito estado, na casa do cliente”,Michel Klein.
Baseado em reportagens recente e estudos decasos publicados em sites, apesar de estar na contra mão das mais recentes e modernas teorias de administração e logística, tudo indica que sim as decisões tomadas pela diretoria das Casas Bahia foi assertivas, no entanto acreditamos que se trata de um caso que dificilmente poderá se repetir e também que no futuro a empresa deverá mudar de estratégia, pois não suportara os custos em longo prazode um sistema totalmente centralizado de gestão da cadeia de suprimento sem repassar esses custos a seus preços, o que acarretaria em uma inevitável perda de competitividade.
A gestão centralizada ou verticalizada foi o princípio administrativo da grande maioria das empresas do século XX, porem com a entrada de novos recursos e também com a intensa padronização dos sistemas produtivos, onde aredução de custos passou a ser um diferencial competitivo entre as modernas organizações, o inchaço ou diversificação exagerada das atividades de uma empresa a tornará frágil, uma vez que toda a responsabilidade e eventual prejuízo com o colapso de um ou mais sistemas não poderá ser dividido tendo que ser absorvido apenas pela organização. Em uma economia “estável” é possível por algum tempo manteruma organização que se auto custeie, porem não existe economia estável no mundo de hoje, toda economia esta entrelaçada e são interdependentes na globalização, acreditamos que o sucesso das Casas Bahia se dá não pelo sistema de gestão que utiliza, e sim pelo momento econômico que vive o pais, que permite através do intenso consumismo, como demonstra os números das Casas Bahia, gastar os lucros daempresa no financiamento das suas vendas e investimentos em infra estrutura e tecnologia, contando com o faturamento futuro para o planejamento de suas ações. “Investimos o lucro do ano anterior na ampliação da rede e na logística de infraestrutura” Michel Klein.
De acordo com essa declaração concluímos que caso a empresa tenham algum problema de faturamento ou mesmo se ocorrer uma queda noconsumo que persista por um médio prazo a empresa terá que cessar seus investimentos e também o financiamento de suas vendas, o que poderá causar o colapso de seu sistema independente, com custos elevados em estratégia, credibilidade e competitividade.

3. Outra estratégia para distribuição.

Ficou claro para nós que a principal preocupação das Casas Bahia é a excelência no atendimento ao cliente,motivo dos altos investimentos em uma logística totalmente verticalizada outro fator que nos chamou a atenção foi a rede tecnológica de informações que por ser, também, totalmente própria desenvolvida e operada por funcionários da empresa da a ela um total controle sobre toda a cadeia de suprimentos, o que não nos parece viável é o custo dessa operação, não conseguimos os dados financeiros, masbaseados em pesquisas e também nas informações de investimentos nos CDs, imaginamos que essa operação consome uma grande fatia dos lucros da empresa.
Com base nessas conclusões podemos definir outras opções de estratégias de distribuição e também de armazenamento e estocagem, porem a que mais nos parece correta e atual é a utilização de um operador logístico, não somente na distribuição comotambém na gestão dos estoques, isso implicaria em riscos principalmente quanto a principal preocupação das Casas Bahia que é a fidelização do cliente através do atendimento diferenciado em todo o processo da venda. Mas em se tratando de uma empresa comercial que visa o lucro, a minimização dos custos logísticos deve ser observado como ação estratégica de liderança de mercado sabendo disso sugerimos...
tracking img