Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte barroca no Brasil
O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas há muito tinham abandonado esse estilo, e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos.
O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Por todo o país, são inúmeras as igrejas construídassegundo os princípios desse estilo. Mas há também muitos edifícios civis como: cadeias, câmaras municipais, moradias de pessoas ilustres e chafarizes que apresentam nítidas características barrocas.
Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira, astalhas, recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas, e portadas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. É o caso das construções barrocas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra feição. Aí as igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientes efamosos do que os que viviam nas regiões mais ricas da época.
Dessa forma, para melhor conhecermos as construções barrocas brasileiras, vamos examinar cada região separadamente.
O Barroco da primeira capital do país
A partir da segunda metade do século XVII, a arquitetura das cidades mais ricas do Nordeste brasileiro começou a se modificar, ganhando formas mais elegantes e decoração mais requintada.Surgiram então as primeiras igrejas barrocas. Mas somente no século XVIII houve total predomínio desse estilo na arquitetura brasileira.
Nessa época, Salvador tinha uma importância muito grande, pois não era apenas o centro econômico da região mais rica do Brasil, mas também a capital do país.
De Salvador saíam todas as riquezas da colônia para Portugal e para lá se dirigiam os comerciantesportugueses que traziam consigo os hábitos da metrópole e, com eles, os artistas e os produtos portugueses.
Por isso, em Salvador e em todo o nordeste, encontramos igrejas riquíssimas, como a igreja e o convento de São Francisco de Assis, na capital baiana, cujo interior todo revestido de talha dourada lhe conferiu o título de “a igreja mais rica do Brasil”. Assim, a beleza da talha, dos azulejosportugueses que decoram o claustro do convento e da fachada externa esculpida em pedra faz do conjunto arquitetônico formado pela igreja e convento de São Francisco e pela igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a construção barroca mais conhecida de Salvador.
A igreja de são Francisco, cuja construção teve início em 1708, impressiona pela sua rica decoração interior. O intenso dourado querecobre as colunas, os ornamentos dos altares e as paredes é complementado pelos painéis que decoram o teto da nave central. O espaço interno divide-se em três naves: uma central e duas laterais. As naves laterais são mais baixas que a nave central e nelas se encontram os altares menores, que são também, guarnecidos por grande número de trabalhos com motivos florais e arabescos dourados, anjos eatlantes.
Na fachada, o frontão de linhas curvas é o elemento barroco mais caracterizador da parte externa da igreja.
Já a fachada da igreja da Ordem Terceira de São Francisco, considerada por alguns pesquisadores como um projeto de Gabriel Ribeiro, mostra um trabalho caprichoso de escultura decorando a arquitetura. As figuras de santos, anjos, atlantes e motivos florais esculpidos em pedra,juntamente com os balcões que revelam certa influência do barroco espanhol, fazem desta obra a única do gênero no Brasil.
O ciclo da cana leva o Barroco a Pernambuco e Paraíba
No século XVIII, Recife conheceu um grande crescimento econômico, pois foi sede, a partir de 1759 da Companhia Comercial de Pernambuco e Paraíba, empresa que promoveu a produção e comercialização do açúcar, tabaco, algodão e...
tracking img