Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esfregaço da Mucosa Bucal
                O esfregaço bucal é um procedimento muito utilizado em jogos olímpicos e outros eventos esportivos, em casos de suspeita que um homem estejatentando competir se passando por uma mulher. Muitos médicos no passado indicavam o procedimento para detectar o desenvolvimento sexual anormal e genitália ambígua.
                O esfregaçobucal evidencia a cromatina sexual que é o corpúsculo de Barr e está presente apenas em indivíduos do sexo feminino, onde o cromossomo X fica condensado enquanto o outro alelo X semanifesta, expressando as características femininas.
                Durante o procedimento de esfregaço bucal é preparado uma lâmina provisória, no qual são rompidas as junções celulares do tecidoepitelial da bochecha e as células são preservadas em álcool 70% que serve para fixar o material biológico preparando-o para a coloração. A coloração utilizada durante a aula prática foihematoxilina que é um corante com caráter básico que reage com os ácidos nucléicos conferindo ao núcleo uma coloração azulada. Após esta etapa foi colocada a lamínula sobre a lâmina, e omaterial estava pronto para ser analisado.
            A análise ao microscópio de luz permite a visualização das células do tecido epitelial onde observa-se apenas os limites entre núcleo ecitoplasma e também a presença do corpúsculo de Barr que se caracteriza por um ponto localizado ao lado do núcleo, possuindo a mesma coloração azulada. Para essa metodologia pode ser usadovários tipos de corantes sendo os mais comuns azul de metileno e Hematoxilina- Eosina (HE). 
|
Células da mucosa bucal coradas com HE. Aumento de 100X.
Fonte: Google imagens |

 |
Célula da mucosa bucal. Aumento de 400X. Presença de corpuscúlo de barr.
Fonte: Google imagens |

|
Lâminas provisórias também podem ser análisadas ao microscópio...
tracking img