Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESÔFAGO
Esôfago é um tubo muscular que vai da faringe até ao estômago. Começa a cerca de 15 cm dos dentes incisivos e termina a cerca dos 38 cm. A sua única função é levar os alimentos até ao estômago. Pode ser substituído por outro tubo que faça a mesma função.
[pic]
Quando os alimentos são movimentados para a faringe pela língua, o EES -esfíncter esofágico superior - relaxa-se e permite apassagem dos alimentos para o esôfago. Uma onda peristáltica iniciada na faringe percorre todo o esôfago. O EEI - esfíncter esofágico inferior - relaxa-se para dar passagem aos alimentos para dentro do estômago.
A progressão da onda peristáltica através do esôfago pode ser observada e registrada se colocarmos sondas no esôfago. Este registro da manometria do esôfago pode ser útil no diagnóstico dealgumas doenças do esôfago que alteram a mobilidade.
Como a pressão dentro do estômago é superior à pressão dentro do esôfago são necessários mecanismos que impeçam, que o conteúdo do estômago ( alimentos, ácido clorídrico, pepsina, bílis etc. ), reflua para o esôfago.
Essa prevenção do refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago depende da:
• Pressão do EEI - esfíncter esofágicoinferior
• Gravidade
• Da posição oblíqua da junção gastro-esofágica
• Do esvaziamento rápido do estômago
[pic]
Os mecanismos que impedem o refluxo do conteúdo estômago para o esôfago falham com facilidade, e essa falência dá origem, à doença mais freqüente do esôfago: a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico ( DRGE ). A DRGE é das doenças mais freqüentes do Aparelho Digestivo, e comfreqüência é causa de má qualidade de vida mas, raramente, tem complicações com alguma gravidade: a Estenose Péptica e o Esôfago de Barrett. Outras alterações do esôfago, também freqüentes, são geralmente anódinas, isto é , não tem significado clínico importante, não exigindo geralmente, nenhum tratamento: Divertículos, Anéis, Membranas, Hérnia do hiato.
As Esofagites, Infecciosas ou não, com exceção daesofagite péptica são situações pouco frequentes. Das alterações da motilidade, os Espasmos Difusos do Esôfago, a Acalasia e o Esôfago em Quebra-nozes são as doenças mais freqüentes. O Cancro do Esôfago é, felizmente, pouco frequente.

Investigação das doenças do esôfago:

A endoscopia e a radiologia são os meios de diagnóstico mais utilizados no estudo do esôfago. A pHmetria e a manometriapodem ajudar a esclarecer alguns situações.
A eco-endoscopia e a TAC -tomografia axial computorizada - pode ser útil para avaliar a extensão de alguns tumores. A biopsia e a citologia são de capital importância para o diagnóstico de algumas lesões do esôfago.
ESÔFAGO
[pic]
O esôfago, como é falado no Brasil, ou (esôfago) como é chamado em outros países, é um órgão oco que, em muitos animais, unea faringe ao estômago.
Suas contrações através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago (em 2 segundos, aproximadamente) , mesmo que você esteja de cabeça para baixo.
Histologia
É revestido por epitélio pseudo-estratificado ciliado não queratinizado com células caliciformes.
Ele está divido em 3 partes: uma proximal, uma média e outra distal. Na parteproximal as fibras musculares são na sua maioria estriadas esqueléticas, já na proximidade do estômago todas as fibras são musculares lisas.
É composto por 3 camadas: uma mucosa, uma submucosa e outra muscular. A camada mucosa é composta por um revestimento epitelial pavimentoso estratificado, uma lâmina própria de tecido conjuntivo. A camada submucosa contém pequenas glândulas que lançam suassecreções em direção à luz do esôfago. Essa secreção contém substâncias as quais combatem os agentes infecciosos do meio externo. A camada muscular se divide em externa e interna.
Doenças do esôfago
O câncer de esôfago tem atingido endemicamente algumas regiões do mundo, tendo como principais causas o consumo de álcool e cigarro, a deficiência de vitaminas (A,C,B) ou de oligoelementos (Zn e...
tracking img