Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Descreva os constituintes do tecido cartilaginoso.

R: Tem como constituintes, a matriz extracelular, formada pela substância fundamental - amorfa e pelas fibras, e as células formada porcondroblastos e condrocitos.

2)Descreva as características histológicas do:
a-Condroblastos.
b-Condrocitos.

R: a- Os condrocitos tem capacidade mitótica (forma substância); alta capacidade desíntese de substância (produz matriz), formam condrocitos quando aprisionado pela matriz; formam grupos isogênos (os condrocitos se dividem, ficando duas células dentro de uma lacuna); e apresentam RER,CG, mitocôndria.

b- Os condrocitos são quescentes (adormecidos), tem baixa atividade mitótica, baixo metabolismo, produz substância.

3) O que é pericôndrio, endostio e peristio?

R:Pericôndrio: é uma camada protetora e vascularizada que reveste as cartilagens como uma cápsula. É responsável pela nutrição do tecido.
Periostio: é uma membrana muito vascularizada, fibrosa e resistente, queenvolve por completo os ossos exeto nas articulações.
Endostio: Tecido conjuntivo frouxo, camada interna, nutre e protege o osso junto com o periostio.

4)Quais os tipos de cartilagem, e suascaracterísticas.

R:Cartilagem Hialina: é constituída por fibrilas de colágeno tipo 2 anociados a protioglicanas e glicoproteinas. Forma a maior parte do esqueleto cartilaginoso do embrião. Principaislocais encontrados: fêmur, traquéia, brônquios...
Cartilagem Elástica: é constituída de fibrilas do tipo 2 e uma imensa rede de fibras elásticas finas. Se caracteriza por ser muito flecivel e quandolesada, repara-se só com tecido fibroso.
Cartilagem Fibrosa: é um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o conjuntivo denso. É constituído por fibras tipo 1. Não tem pericôndrio e selesada se repara lentamente por si só.

5) Descuta a frase e justifique “ A cartilagem apresenta ótima capacidade regenerativa”

R: A cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade, e...
tracking img