Histologia animal e vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFRN-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS IPANGUAÇU

DEPARTAMENTO DE AGROECOLOGIA E INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA





ANDERSON FERREIRA FONTES

ANTONIO SÉRGIO SOUTO FILHO

FELIPE BARBALHO ROCHA

KARIELSON FERNANDES DE FARIAS







Histologia animal e vegetal













Ipanguaçu – RNNov/2010

ANDERSON FERREIRA FONTES

ANTONIO SÉRGIO SOUTO FILHO

FELIPE BARBALHO ROCHA

KARIELSON FERNANDES DE FARIAS







HISTOLOGIA ANIMAL E VEGETAL










Trabalho apresentado no curso de técnico em

Informática, na disciplina de Biologia para a

Avaliação do 4ºBimestre, Campus Ipanguaçu

IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência

e Tecnologia do Rio Grande do Norte





Orientador: Prof º Adriano Soares de Carvalho



Ipanguaçu – RN

NOV/2010

HISTOLOGIA ANIMAL E VEGETAL



O seguinte trabalho tem como principal objetivo de pesquisa apresentar o conteúdo deHistologia Animal e Histologia Vegetal, conteúdo esse referente ao primeiro ano do ensino médio do curso Técnico em Informática. O trabalho nos foi orientado pelo Prof. Adriano Soares de Carvalho, que procedeu dividindo a sala em grupos de no máximo cinco integrantes para que fosse feita a pesquisa sobre o referido assunto e para que o trabalho fosse organizado de acordo com o modelo disponibilizadopelo mesmo em seu blog, modelo esse que segue as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou seja, seguindo o seguinte modelo: capa, folha de rosto, desenvolvimento, conclusão e por fim as referências bibliográficas, todas essas partes formatadas de acordo com as instruções inclusas no modelo. Nesse trabalho também temos o objetivo de conseguir compreender e assimilar da melhormaneira possível o assunto por nós pesquisado, de forma que esperamos obter uma nota de acordo com o que fizemos e através de nossos esforços, já que o assunto se apresenta de forma bastante extensa, sendo assim fica mais difícil de organizá-lo.





HISTOLOGIA ANIMAL

Os tecidos animais são classificados em: Tecidos Epiteliais, Tecidos Conjuntivos, Tecidos Sanguíneos e Tecidos Musculares.O tecido Epitelial é a cobertura protetora do corpo, Cobrindo o nosso corpo e forrando seus tubos e suas cavidades internas, encontramos um tecido, formado por células estreitamente unidas. Os Tecidos Epiteliais podem ser classificados quanto à sua visão geral, como: simples, estratificados e pseudo-estratificados, quanto à forma das células, como: pavimentosos, cúbicos, prismáticos e detransição, e ainda como glândulas exócrinas e glândulas endócrinas. Entre as células desse tipo de tecido não há substância intercelular; apesar de possuírem terminações nervosas, esse tecido não tem vasos sangüíneos e sua nutrição é feita pelo tecido conjuntivo sobre o qual ele sempre repousa. Há dois tipos básicos de epitélio: de revestimento e glandular.

No Epitélio de revestimento temos a Epiderme(mucosas e serosas), que forma a camada externa da pele, o maior órgão do corpo. Ela é responsável por proteger o organismo contra a entrada de agentes estranhos e contra seu desgaste pelo atrito. É formada por grande número de camadas superpostas de células, sendo classificada como tecido epitelial estratificado. As células superficiais possuem forma achatada (pavimentosas) e nos animais terrestresfabricam uma proteína impermeável, a queratina. Após acumular uma boa quantidade de queratina em seu citoplasma, estas células morrem, dando origem a uma camada impermeabilizante que evita a desidratação dos animais terrestres. Essa camada de queratina é também uma proteção eficiente contra o atrito, por isso ela é mais espessa na palma das mãos e na sola dos pés. As células das camadas mais...
tracking img