Histogia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Localização (carlos)
Os rins são órgãos grandes, avermelhados, com forma de feijão, situados retroperitonealmente na parede posterior do abdômen
Funções (dani)
Responsável pela manutenção dahomeostasia da água e eletrólitos.
Filtração das pequenas moléculas do plasma sanguíneo.
Reabsorção seletiva da maior parte da água e outras moléculas do filtrado, deixando para trás os dejetos aserem excretados.
Manutenção do equilíbrio ácido-base pela secreção ativa de íons hidrogênio.
Controle da pressão sanguinea (renina).
Estimula a produção de eritrócitos (eritropoetina)-interstício.Origem Embriologica (carlos)
O dobramento do embrião no plano horizontal leva o mesoderma intermediário a posição ventral. A crista longitudinal de mesoderma, de cada lado da aorta primitiva, naregião do tronco, é denominada saliência urogenital que dá origem a partes do sistema urinário e genital. A porção que origina o sistema urinário é denominada de cordão nefrogênico.

Vascularização(Everton)

Cada rim recebe um ramo da aorta abdominal, chamada artéria renal. Esta arteria se ramifica no interior do seio renal e envia ramos interlobares para o interior do rim. As arteriasinterlobares passam entre as piramides em direçao ao cortex onde fazem um arco para seguirem um percurso ao longo da base da piramide. Entre a base da piramide e o cortex, recebe o nome de arteria arqueada.Aoatravessarem o cortex na direçao da capsula, as arterias interlobares emitem ramos, que são as arterias aferentes, indo para cada glomérulo.
Histoarquitetura
Capsula ( dani)
Os rins estãoenvolvidos por uma cápsula, delgada e aderida frouxamente, constituída principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado com fibras elásticas e fibras musculares lisas.

Córtex: (Dani)
tonalidademarrom escura logo abaixo da cápsula renal e acima das pirâmides renais. Podem ser encontrados no córtex: corpúsculos renais, túbulos contorcidos que formam o labirinto cortical e os raios medulares,...
tracking img