Histogia renal

806 palavras 4 páginas
Localização (carlos)
Os rins são órgãos grandes, avermelhados, com forma de feijão, situados retroperitonealmente na parede posterior do abdômen
Funções (dani)
Responsável pela manutenção da homeostasia da água e eletrólitos. Filtração das pequenas moléculas do plasma sanguíneo. Reabsorção seletiva da maior parte da água e outras moléculas do filtrado, deixando para trás os dejetos a serem excretados.
Manutenção do equilíbrio ácido-base pela secreção ativa de íons hidrogênio.
Controle da pressão sanguinea (renina).
Estimula a produção de eritrócitos (eritropoetina)-interstício.

Origem Embriologica (carlos)
O dobramento do embrião no plano horizontal leva o mesoderma intermediário a posição ventral. A crista longitudinal de mesoderma, de cada lado da aorta primitiva, na região do tronco, é denominada saliência urogenital que dá origem a partes do sistema urinário e genital. A porção que origina o sistema urinário é denominada de cordão nefrogênico.

Vascularização (Everton)

Cada rim recebe um ramo da aorta abdominal, chamada artéria renal. Esta arteria se ramifica no interior do seio renal e envia ramos interlobares para o interior do rim. As arterias interlobares passam entre as piramides em direçao ao cortex onde fazem um arco para seguirem um percurso ao longo da base da piramide. Entre a base da piramide e o cortex, recebe o nome de arteria arqueada.Ao atravessarem o cortex na direçao da capsula, as arterias interlobares emitem ramos, que são as arterias aferentes, indo para cada glomérulo.
Histoarquitetura
Capsula ( dani)
Os rins estão envolvidos por uma cápsula, delgada e aderida frouxamente, constituída principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado com fibras elásticas e fibras musculares lisas.

Córtex: (Dani) tonalidade marrom escura logo abaixo da cápsula renal e acima das pirâmides renais. Podem ser encontrados no córtex: corpúsculos renais, túbulos contorcidos que formam o labirinto cortical e os raios medulares,

Relacionados

  • psf e a esf
    48520 palavras | 195 páginas