Proteinas das algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS


PROTEÍNAS DAS ALGAS

FORTALEZA, 2013


Pão sem glúten enriquecido com proteína de algas

A proposta vem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Escola de Química de Alimentos (EQA) do Rio Grande do Sul. Com a substituição da farinha de trigo pela farinha de arroz ocorre uma diminuição do teor proteicodo pão. Para aumentar o conteúdo proteico dos pães, os pesquisadores adicionaram a microalga Spirulina platensis seca, na proporção de 2 a 5% (base farinha). A avaliação dos pães seguiu os critérios: 
1- Volume específico;
2- Dureza do miolo (1 e 24h após o forneamento)
3- A cor do miolo.

Resultados:

- O volume específico e a dureza dos pães não sofreram alteração com a adição 
de até 4%da alga;
- Houve redução de 22% nos valores de volume;
- Aumento de 113% na dureza quando se adicionou 5% (em base de farinha); 
- Comparados ao pão não enriquecido, a adição de Spiriulina platensis provocou uma melhoria da qualidade nutricional dos pães, baseada no aumento significativo de 39,04% do conteúdo proteico;
- O enriquecimento no perfil de aminoácidos foi obtido para:treonina,metionina, isoleucina e leucina. 

Propriedades sensoriais:

- Detectou-se um esverdeamento na cor do pão, devido à coloração natural da alga;
- Não foi verificada diferença significativa quanto à preferência entre os pães adicionados com 3 e 5% de Spirulina na formulação.

Sobre a Spirulina

Spirulina é uma alga verde azulada de forma helicoidal, com comprimento de 0,2 - 0,5mm. Aalga cresce normalmente em águas de lagos naturalmente alcalinos, localizados em zonas áridas. Embora a água desses lagos não possa ser usada para irrigação, pode ser utilizada para o cultivo de espirulina. Uma vez que essa alga tem rápida taxa de reprodução, dividindo-se três vezes ao dia, uma área devotada totalmente ao crescimento de espirulina pode produzir 125 vezes mais proteína que área demesma dimensão voltada ao cultivo de milho; ou 70 vezes mais do que se voltada à criação de gado. Além disso, a Spirulina possui algumas vantagens sobre as outras algas, dentre as quais podemos citar paladar agradável, não apresenta problemas na sua digestão e nem toxicidade aparente aos humanos, o que não acontece com outras algas tais como Chlorella e Scenedesmus. Apresenta, ainda, açõesantioxidante e hipocolesterolêmica.

Uso da Spirulina platensis na recuperação de ratos submetidos à dieta de restrição proteica

Introdução
* A Spirulina platensis é conhecida por sua qualidade nutricional, índice de proteína de alto valor biológico, bem como de outros componentes como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais com destaque para o ácido γ-linolênico e o β-caroteno.
*Além de sua eficácia na redução da hiperlipidemia, o diabetes e a pressão arterial elevada, nos seres humanos e nos animais, também foram relatados os efeitos anti-viral e cancerígeno da S.platensis administrada via oral.
* acordo com Babadzhanov et al (2004),a S.platensis contém em média 65% de proteína, enquanto que a carne e os peixes contêm 15-20%; a soja, 35%; o leite desidratado, 35%; osamendoins, 25%; os ovos, 12%; e os grãos, 8-14%.
* Considerando a alta prevalência de desnutrição na população idosa e hospitalar, o alto índice proteico da Spirulina platensis e sua facilidade de cultivo, a pesquisa teve como objetivo estudar o valor nutricional desta alga em rato, suplementando dieta desequilibrada em proteína, como também verificar o consumo da Spirulina platensis como fonteproteica em consumo de dieta equilibrada por meio de testes biológicos e parâmetros bioquímicos.
* Desse modo, essa pesquisa traz uma sugestão de uma nova fonte proteica, alternativa, para a produção de produtos alimentícios enriquecidos com proteína, por exemplo, dietas enterais, uma vez que a desnutrição atualmente atinge pessoas idosas e pacientes hospitalizados que necessitam de uma...
tracking img