Histeria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM BOSCO
Aluna:
4º período – Psicologia

TAREFA AVALIATIVA
IV período
Responda as questões a partir dos seguintes textos:
-A Histeria. Vol I O. C. Sigmund Freud Standard Edition_ Histeria e a caça às bruxas. Fábio Reimenschneider. Revista Mente e Cérebro.(Xerox da faculdade)

1- Defina histeria.
Histeria = hyster = útero -> bruxaria – infecção sem germe.
Pelaconcepção de Charles Lasègue, “a histeria jamais poderá ser definida...”. Histeria é uma neurose! O trabalho clínico que Charcot teve é que começou a definir um tipo de histeria.
A histeria aparece quandoa pessoa recusa um desejo, pode ser um desejo sexual que é reprimido e que pode aparecer ou se manifestar de outras formas na pessoa. A histeria pode ser manifestada de forma de ansiedades e traumas.2- Descreva os sintomas desta neurose.

Um exemplo que tivemos em sala de aula foi de uma moça que teve vontade de dar um tapa no rosto de sua mãe, e não o deu. Porém após alguns dias, suamão, a qual ela gostaria de bater em sua mãe, esta estava sem movimento algum e literalmente enrijecida. Esse é um caso de histeria, uma situação ou desejo não realizado, porém com desejo de ter serealizado, ou até mesmo uma criação por parte do paciente, acaba trazendo outros resultados de somatização para o indivíduo. Fazemos do nosso corpo a manifestação dos nossos conflitos e histeria. Ohistérico pode estar agindo à partir de pensamentos inconscientes.

3- Descreva as características especiais destes sintomas diferenciando-os de sintomas orgânicos.
A histeria viola a origens médicasque não há apenas doenças orgânicas. Um dos principais sintomas da histeria é que o paciente não lembra de nada. Outra evidência da histeria é que nenhuma outra doença para de agir quando uma pessoa ahipnotiza e apenas com um estalo de dedos o sintoma desaparece, e após outro estralo ele volta a aparecer.

4- Diga como a histeria foi compreendida ao longo dos séculos.
Antigamente a...
tracking img