Modalmaritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

A abordagem no modal aquaviario merece um destaque especial, pois o seu nível de utilização na corrente de comércio brasileiro é crescente, portanto, necessita ter uma sintonia com as ocorrências de modernização global, pois as intensificações do comércio mundial, com respectivas modificações nas práticas mercantis, com destaque para o comércio internacional,estão a requerer um maior grau de competitividade. Uma novidade neste aspecto é a utilização extensiva de contêineres para o transporte de carga, principalmente em negociações internacionais, que necessitem movimentar uma quantidade maior de mercadorias, para evitar repetidas viagens que consomem custos ao negocio. Hoje no Brasil, as mercadorias de contêineres são transportadas através de modernosnavios porta-contêineres, prática já existente nos principais países com forte atuação no comércio internacional. Mas mesmo com este exemplo, têm-se que o Brasil ainda necessita avançar no acompanhamento das mudanças globais de tratamento de suas cargas, como é o caso da necessidade de modernização dos equipamentos utilizados na movimentação dos terminais, tais avanços são fundamentais para osucesso do Brasil em negociações futuras, principalmente quando se observa uma crescente aliança comercial entre países como a China, Japão entre outros.
“Um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração denovos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta - com portos ainda inadequados, burocracia e altas tarifas, para citar apenas algumas - o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas em média nos últimos 5 anos. O numero de toneladas movimentadas em média ao ano pode ainda sermaior, caso haja um empenho dos países que utilizam o modal aquaviario, caso passem a preocupar-se com o mesmo e a desenvolvê-lo.”
O Transporte de mercadorias vem se desenvolvendo ao longo do tempo, e se adaptando ao mercado internacional de acordo com suas necessidades e quando se trata de negociações internacionais, deve-se sempre considerar especificamente as evoluçõesrelativas a aviões e navios, e como estes tem seu papel representado em tais transações.
Com o advento do avião, transporte aquático perdeu um pouco da força, principalmente no âmbito intercontinental, que com o uso dos aviões se tornou muito mais rápido o transporte. Mas em compensação, os navios conseguem transportar um volume maior de carga.(CECATTO,2002)


Nastransações internacionais, destaca-se as negociações entre Brasil e China, que apesar da distância e da diferença cultural, muito se tem em comum; como a desigualdade social e o crescimento econômico. Este que faz das duas nações parceiras no comércio internacional. O Brasil como produtor nato fornece vários tipos de matérias primas para a China que com a sua mão-de-obra barata se torna um grandemanufatureiro. No começo desta relação de comércio havia um desequilíbrio na balança comercial, com um déficit para a China que reivindicou para que houvesse o equilíbrio, e de uns tempos para cá o Brasil passou a importar mais produtos chineses, principalmente na parte de eletrônica, estreitando mais ainda a relação e utilizando-se de transporte marítimo, que é o tema a ser abordado.

2 SITUAÇÃO PROBLEMAQual a importância da logística marítima nos custos de transporte do comércio Brasil e China?

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

Objetivo Geral:
• Explicar de que forma a logística marítima pode ser importante nas negociações comerciais entre Brasil e China.


Objetivo Específico:
• Identificar os conceitos e tipos de logística marítima
• Comparar...
tracking img