Hist

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA GERAL

Eventos lembrados em 2009

No mundo
Bicentenário de Charles Darwin e 150 anos de "A origem das espécies"
Com sua obra Sobre a origem das espécies através da seleção natural, publicada em 1859 e elaborada a partir de investigações realizadas principalmente nas Ilhas Galápagos, Charles Darwin[->0] (1809-1882) contrapôs-se à versão cristã da criação do mundo - e às chamadasteorias criacionistas. A obra colocou o naturalista inglês entre os cientistas mais criticados e mais elogiados da história. As ideias de Darwin - basicamente, a teoria da seleção natural[->1], que explica a evolução das espécies - o mantêm atual e polêmico.



40 anos da chegada do homem à Lua

O Programa Espacial Apollo, dos EUA, lançado em 29 de julho de 1960, chegou ao seu auge a 20 dejulho de 1969. Em plena Guerra Fria[->2], a nave Apollo 11 levou o primeiro homem a pisar na Lua[->3], o que representou uma vitória tecnológica sobre o mundo comunista, representado, à época, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS. "É um pequeno passo para um homem, mas um salto para a humanidade", disse o astronauta Neil Armstrong, ao desembarcar do módulo Eagle. Ele e Edwin"Buzz" Aldrin fincaram a bandeira dos EUA em solo lunar e permaneceram na superfície da Lua durante 21 horas, coletando amostras de rochas e poeira. Com isso, a Nasa cumpriu a promessa feita nove anos antes pelo presidente John Kennedy[->4], de levar os norte-americanos à Lua ainda naquela década.



20 anos da derrubada do Muro de Berlim

Durante 28 anos, o Muro de Berlim foi o símbolo porexcelência da Guerra Fria[->5], da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha. Formado por duas barreiras de concreto de 2,40 m, cercas de arame farpado com armadilhas e torres de guarda, o muro separou amigos, famílias e uma nação. A queda do Muro[->6] foi consequência direta das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev[->7] na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS: desmontagem daestrutura repressiva; fim do regime de partido único; e redução drástica dos poderes da KGB (serviço secreto comunista) e da presença de tropas soviéticas nos países da Europa Oriental. Assim, entre 1989 e 1991, todos os países do Leste Europeu passaram por revoluções internas que varreram os antigos governos comunistas apoiados pela URSS. Na Alemanha Oriental, o colapso do regime foi simbolizadopela queda de Eric Honecker, presidente do Conselho de Estado, que renunciou em 18 de outubro de 1989, e pela derrubada do Muro, destruído pela própria população. Em 1991, a Alemanha Oriental foi reunificada à Alemanha Ocidental.


20 anos do Massacre de Tiananmen

Com a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética e a ruína dos regimes comunistas no Leste Europeu, os estudanteschineses ocuparam a praça da Paz Celestial (Praça Tiananmen)[->8] em abril de 1989. Em termos locais, uma das causas do movimento pacífico dos estudantes foi a morte do líder partidário Hu Yaobang, que apoiava reformas políticas no país. Os protestos pediam democratização do país, fim da corrupção e melhores condições de vida. As passeatas chegaram a reunir mais de 300 mil pessoas, concentrando-se naPraça da Paz Celestial, e repetiram-se por cerca de três meses. Em 4 de junho de 1989, contudo, o exército da República Popular da China tomou a praça e sufocou os protestos. Dados oficiais apontam 241 mortos, mas fontes independentes calculam em até 7 mil as vítimas do massacre, sendo que os principais líderes estudantis foram exilados.



No Brasil30 anos da Lei da AnistiaEm de 28 de agostode 1979, no último governo da ditadura militar[->9], o presidente da República, general João Baptista de Oliveira Figueiredo[->10], promulgou a lei nº 6.683, anistiando todos os cidadãos punidos por atos de exceção desde 9 de abril de 1964, data da edição do Ato Institucional nº 1. A lei foi o marco do processo de liberalização política iniciado, gradualmente, no final do governo anterior, do...
tracking img