Hist

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CAUSAS DA EXPANSÃO TERRITORIAL

Início da colonização
Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal atividade era a produção de açúcar, e grande parte dos engenhos estava instalada nas capitanias da Bahia e Pernambuco.
Na segunda metade do século XVII, com o aumento da criação de gadoextensiva, a ocupação do território nordestino avançou para o interior. Neste período começaram a surgir os currais, que eram grandes fazendas voltadas para a pecuária. Neste contexto, ocorreu a ocupação do vale do rio São Francisco e parte do sertão nordestino.

A ocupação da região amazônica
Com a presença de estrangeiros na região amazônica no século XVII, a coroa portuguesa organizou eenviou para a região várias expedições militares para expulsar os invasores. Vilas, que mais tarde dariam origem a cidades, foram fundadas na região amazônica por integrantes destas expedições.
A expansão pela região amazônica também foi favorecida por uma atividade econômica muito lucrativa no século XVII: a exploração das drogas do sertão (ervas medicinais e aromáticas, guaraná, pimenta, cravo ecastanhas). Muitos se embrenharam pela floresta amazônica para coletar estas drogas e vender para comerciantes que as comercializavam na região nordestina e também na Europa.

A expansão territorial da região centro-sul do Brasil
Nos séculos XVII e XVIII, a expansão territorial no centro-sul do Brasil foi impulsionada pelas bandeiras. Estas expedições foram organizadas por bandeirantespaulistas.

A expansão territorial no sul do Brasil
Com o auge da exploração do ouro no século XVIII, a região sul também prosperou. A criação de gado para o abastecimento de carne para a região aurífera fez com que várias vilas e cidades se desenvolvessem na região interior do sul do Brasil.
PRINCIPAIS AGENTES DA OCUPAÇÃO

A conquista e a ocupação do interior do território da colônia resultaram deações de diferentes grupos, entre os quais podemos destacar:
Exploradores em expedições militares: patrocinados pelo governo para expulsar estrangeiros que ocupavam partes do território;
Bandeirantes: percorriam o sertão aprisionando indígenas e escravos africanos fugidos ou procurando metais preciosos;
Jesuítas missionários: fundaram aldeamentos para catequizar os indígenas e explorareconomicamente as riquezas naturais do sertão;
Criadores de gado: tiveram seus rebanhos e fazendas “empurrados” para o interior do território em função de interesses socioeconômicos.

Expedições militares

Desde o inicio da colonização, o governo colonial organizou várias expedições militares com o propósito de ocupar e defender as terras brasileiras ameaçadas pela presença deestrangeiros, principalmente franceses e espanhóis. Por isso, essa ocupação do território costuma ser denominada expansão oficial. Foi o que ocorreu no norte e no nordeste da colônia, cuja ocupação iniciou-se no final do século XVI.
Avanço para norte-nordeste
Lutando contra estrangeiros e grupos indígenas que resistiam à ocupação, as forças expedicionárias foram erguendofortificações no litoral que deram origem a importantes cidades.
Avanço para o oeste-sudoeste
Na segunda metade do século XVIII, a administração colonial passou a direcionar as expedições militares “sertão adentro”. De modo geral, essas expedições não respeitam o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia os limites das possessões portuguesas e espanholas.


Bandeirismo

Osbandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
- Tinham geralmente como ponto de partida...
tracking img