Hist ria da Enfermagem na Era Crist

458 palavras 2 páginas
História da Enfermagem na Era Cristã

Com o cristianismo os pobres e enfermos passaram a ter cuidados por parte da igreja. Os bispos orientavam a assistência aos doentes, idosos deficientes.
Nos conventos, as abadessas cuidavam dos doentes e coordenavam os hospitais.
Os Franciscanos e as Clarissas cuidavam dos doentes. http://ofocoeaenfermagem.blogspot.com.br/p/historia-da-enfermagem.html Com o concílio de Niceia, que admitiu o catolicismo como religião efetivamente, foram surgindo as primeiras ordens religiosas. Nesta época, a tarefa de cuidar dos enfermos foi atribuída a religiosas, as Irmãs de Caridade, que exerciam a enfermagem com vocação, numa perspectiva de doação incondicional. Daí o paradigma de que a enfermeira era a pessoa "boazinha e gentil, que aceita tudo sem queixas". A enfermagem ainda não era científica.
Ao elaborar suas 95 teses e as afixar nas igrejas da época, o bispo católico Lutero deu início à Reforma Protestante. Dada a cisão entre católicos e protestantes, estes iniciaram a estruturação de suas crenças. Construíram hospitais, onde a enfermagem era exercida por pessoas que aceitavam trabalhar por uma baixa remuneração. Em sua grande parte eram prostitutas que exerciam a arte do cuidar, gerando outro paradigma referente aos profissionais da enfermagem.
O conhecimento da enfermagem ainda era empírico, dogmático, como o era no período pré-cristão, mas exercido por Irmãs de Caridade e prostitutas. http://www.webartigos.com/artigos/historia-da-enfermagem/52207/#ixzz3RUGITkz6

O Cristianismo foi à maior revolução social de todos os tempos. A lei da caridade e o amor incondicional, mesmo aos seus inimigos foi sua maior influência. Pobres e enfermos foram especialmente objetos da Igreja. São Pedro organizou os Diáconos e diaconisas para socorrê-los. Nesse caso, viúvas e jovens virgens que se consagraram a Deus. Seus trabalhos duraram três séculos, mas foram perseguidos por pagãos e judeus. Santo Estevão, 1 diácono foi apedrejado e São Lourenço

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas