Hiperemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

A circulação do sangue e a distribuição de líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático (BOGLIOLO, 2009).
Existempatologias relacionadas com distúrbios na circulação, qualquer processo que modifique o estado normal da circulação sanguínea ou que interrompa o fluxo do sangue, torna-se causa de lesões dos tecidos,como por exemplo trombose, embolia, infarto, hemorragia e hiperemia (BOGLIOLO, 2009).
Hiperemia (Grego. hiper = excesso de; emia = sangue) são termos que indicam aumento da quantidade de sangue dentrodos vasos. As hiperemias arteriais são denominadas ativas e as venosas, denominadas passivas (CAMARGO, 2007).
A hiperemia ativa é a repleção sanguínea do leito capilar, consequente à umavasodilatação arterial, o exemplo mais importante desse tipo de hiperemia está associada ao aumento da permeabilidade vascular que está ligada à inflamação aguda (MONTENEGRO, 1999).
A hiperemia passiva dependede distúrbios na circulação venosa ou de retorno, e seu mecanismo pode estar relacionado à insuficiência cardíaca, perturbações da circulação venosa por causas intrínsecas ou por compressão extrínsecadas veias. O aspecto macroscópico dos órgãos com hiperemia passiva se caracteriza principalmente por alteração da cor, sendo frequentemente acompanhada de edema, o que confere aos órgãos um aspectoúmido (MONTENEGRO, 1999).

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Circulação sanguínea
A circulação sanguínea e a distribuição de líquidos através do organismo, são feitas pela ação coordenada do coração,dos vasos sanguíneos e do sistema linfático. As artérias são responsáveis pela condução do sangue aos tecidos. As paredes ricas em fibras elásticas da aorta e das artérias permitem a conversão dofluxo pulsátil em fluxo contínuo a partir do coração (BOGLIOLO, 2009).
A circulação do sangue exerce três tipos de forças ou pressão sobre os vasos: a compressão radial/distenção (causada pela...
tracking img