Hinduismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

Seja religião ou filosofia de vida, o hinduísmo hoje, é uma das maiores formas de profissão de fé existentes.
Sem data de surgimento definida, sabe-se que não há uma fonte específica que o melhor caracterize, o próprio nome é uma definição ocidental. Mesmo assim, tem-se como cenário de nascimento a região onde se situa a atual Índia, entre a orla do Irã e o nordeste de Sind, noplanalto de Decã a partir da bacia do rio Indo e das planícies do Ganges.
As referências mais seguras apontam pelo menos 3500 anos de idade para o hinduísmo, de seu surgimento mais primitivo ao apresentado na atualidade. Abrangendo uma imensa gama de crenças e práticas que se misturam e ganham novas formas ao longo do tempo, algumas delas até parecem cair em contradição, toda via, tal qual ahumanidade os costumes se aprimoram, mesclando o antigo com o recente, sem deixar de considerá-los, na verdade, extensões de uma mesma crença anteriormente definida. Para ilustrar essa ideia, tenha em mente a atual visão do povo hindu sobre as vacas: sabe-se que ela é sagrada, qualquer atentado contra esse animal é interpretado como pecado, porém num passado remoto, comer sua carne era um ato comum enormal.
Essa aceitação das mudanças e as demais alteridades do mundo são o que o difere das demais religiões. Por exemplo, numa mesma casa na Índia, podem conviver um hindu e um cristão sem nenhum problema, isso porque o hinduísmo compreende de maneira clara, a possibilidade de se alcançar o supremo por caminhos distintos. Tudo o que existe é parte de um único ser, manifestado de diversasformas; daí a abertura para a adoração das mais de trinta milhões de divindades, por exemplo.
Os conhecimentos essenciais tiveram afirmação entre os séculos X e V a.C., com o desenvolvimento do Rig-veda e os grandes Upanixades, porém, obras como os Puranas, dedicados aos grandes Deuses da Índia foram redigidos nos primeiros séculos de nossa era até o século XII.
Durante século XI da era cristã, forçasinternas e externas que atuavam na Índia contribuíram para dar ao hinduísmo seu caráter mais moderno, a primeira e mais significativa força externa foi a chegada dos muçulmanos provenientes da Ásia central e do Afeganistão. O misticismo islâmico se misturou com o hindu, e o seu monoteísmo, fortificou a tendência monoteísta dos hindus. Claro que não foram todos os que aderiram ao islã, o queacabou por solidificar a fé nas crenças religiosas mais tradicionais.
Entre os séculos IX e XIII da era cristã, crescia também o movimento bhakti, que buscava Deus partindo de uma perspectiva subjetiva. Mais tarde, no século XIX que os hindus começaram a tomar maior consciência de si, passando a definirem-se de forma mais precisa, a contrastar com outras religiões. Foi também no século XIX queadotaram o termo Hinduísmo, influenciado pelos colonizadores ingleses que ali ocuparam espaço desde o século XVII.
A complexidade dessa fé não permite um conceito partindo de um resumo, afinal são mais de três milênios de integração de diversas crenças e costumes. Total compreensão do que é hinduísmo requer um largo espaço de tempo, um estudo empírico que deve ir além de dados relatados em livros,experimentar pode ser o melhor caminho, o que é dificultado pelo perfil cartesiano do ocidente. Entenda por “perfil cartesiano”, aquele que baseia tudo em dados matemáticos e razões (como estatísticas e sensos, em maioria frios e distantes). Esse é um denominador capaz de reduzir significativamente a percepção ideal para o entendimento da existência hindu. É necessário lembrar que nem tudo deve ter umsentido material, as coisas do mundo se permitem “ser”, o supremo se manifesta de diversas maneiras, pondo em xeque a crença de que exista uma verdade una.

2- FASES DO HINDUISMO
O Hinduísmo se divide em três fases: Védico, Bramânico e Hibrido. A seguir veremos os principais fatores que marcaram cada fase, e as principais mudanças.

2.1- Hinduísmo Védico

Nesta fase, temos o culto aos...
tracking img