Hildgard peplau

6492 palavras 26 páginas
Índice Introdução 2 Hildegard Peplau 3 Dados biográficos 3 Caracterização do modelo em que a teoria de Peplau está inserida 4 Obras publicadas por Peplau 6 Evolução do Modelo de Hildegard Peplau 13 Conceitos do Metaparadigma 15 Conceitos centrais e específicos do modelo 16 Relação entre a teoria de Hildegard Peplau e o processo de enfermagem 19 Papéis de Enfermagem 21 Experiências psico-biológicas 22 Aceitação pela Comunidade de Enfermagem 22 Análise Crítica 24 Conclusão 26

Introdução

Hildegard Peplau nasceu em 1909 na Pensilvânia. A sua teoria estava focada em psicanálise. Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer e explicar quem foi Hildegard Peplau e como é que o seu trabalho ajudou na evolução da enfermagem psiquiátrica.
A sua fonte teórica centrou-se sobre a biologia e ciências do comportamento, e evoluiu para a teoria das relações interpessoais.
A enfermagem psicodinâmica consiste em sermos capazes de entender o nosso próprio comportamento para que possamos ajudar os outros a identificar as dificuldades percebidas e aplicar os princípios de questões de relações humanas que surgem em todos os níveis de experiência. A enfermagem é um processo importante, interpessoal e terapêutico. Obra em termos de cooperação com outros processos humanos para tornar a saúde uma possibilidade para os indivíduos em comunidades.

Hildegard Peplau

Dados biográficos
Hildegard Elizabeth Peplau nasceu a 1 de Setembro de 1909 em Reading, na Pensilvânia. Foi a segunda de seis filhos do casal Gustav e Ottylie Peplau. Na infância, testemunhou a epidemia de gripe ocorrida em 1918, facto que influenciou bastante a sua compreensão sobre o impacto da doença e da morte nas famílias.
A sua carreira na enfermagem teve início em 1931 com os seus estudos num programa de enfermagem em Pottstown, Pensilvânia. Foi o seu trabalho num acampamento de verão da "New York University" que a levaria a exercer actividades como enfermeira no "Bennington College"

Relacionados

  • CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM
    27426 palavras | 110 páginas
  • Relat rio de Est gio
    63336 palavras | 254 páginas