Higiene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: A higiene bucal que funciona
Conteúdo
Cuidar de si
Objetivo
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças.

Ano: Educação Infantil
Material necessário: Espelhinhos de mão, escovas dedente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.

Duração: O ano todo.
Desenvolvimento 
1ª etapa  Inicie o trabalho organizando a palestra de um dentista para os familiares dascrianças. Convide o grupo a discutir como cuidamos da boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.

2ª etapa  Durante o ano letivo, reserve um momento paraum encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes. 

3ª etapa  Organize arotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combine comcada professor a estratégia mais adequada.

4ª etapa  Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande osuficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortasprejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor – crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles.Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificados, que mantenham as escovas secas e arejados.




5ª etapa  Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximocinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar...
tracking img