Resenha: crash no limite x vidas cruzadas (filmes)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Campo Limpo Paulista

Resenha Crítica
Filmes: Crash – No Limite e
Histórias Cruzadas

Samara Trindade

Objetivo Geral

Através dos longas “Crash – No Limite” e Histórias Cruzadas, filmes que abordam de forma real as questões de preconceitos, discriminação social e racismo, realizar uma leitura de forma crítica, apontando as co-relações entre ambos e seus efeitossubjetivos.








Objetivos Específicos

Identificar através dos filmes assistidos as causas do efeito halo e as diversas latentes do preconceito voltado para os estereótipos, realizando co-relação nas diversas formas de preconceitos da sociedade.











Introdução

Histórias que se entrelaçam e personagens que se interligam atravésde atitudes preconceituosas que se passam nos EUA na década de 1960 e nos dias de hoje, retratando de forma clara e real os estereótipos encontrados em nossa sociedade e seus efeitos através de dois longas indicados ao Oscar, incluindo melhor filme.


















Resenha Crítica

Filmes: Crash – No Limite e Histórias Cruzadas

O Filme Crash– No Limite, foi lançado em 2004 nos EUA e retrata de forma real o preconceito, a discriminação social e o racismo encontrado nas multiculturas do mundo. Passa-se em Los Angeles, no estado da Califórnia (EUA) e aborda as várias culturas que vivem nesta cidade de todos, onde os personagens se interligam pelos preconceitos que possuem.
Assim como no filme Histórias Cruzadas, suas histórias seentrelaçam através do preconceito e discriminação de todos os tipos de cultura e estereótipos.
Em Crash existem momentos em que as culturas estão tão opostas que torna-se inviável o convívio e a comunicação entre as pessoas, um exemplo disso no filme é quando a porta da loja de um homem de origem persa quebrou e o rapaz que foi consertar a fechadura da porta tentou explicar para o donoda loja que ela deveria ser trocada, o dono não compreende e pensa que está sendo enganado, posteriormente sua loja é roubada e ele volta a casa do rapaz, munido de uma arma e acidentalmente atira contra a filha do mesmo, a sorte é que as balas eram de festim, isso evidencia o quanto a intolerância e o pré julgamento pode causar danos irreversíveis, esse efeito halo também pode ser identificado emdiversas outras cenas ao longo da história, onde a idéia do quanto as pessoas se mantém na defensiva e experimentam reações antes mesmo que lhe desfechem a ação, causam a incapacidade das pessoas de serem mais tolerantes.
Assim como em Crash, no filme Histórias Cruzadas, baseado no livro “A Resposta” que se passa na década de 1960 no Sul do Mississipi (EUA), traz um retrato socialdaquela década e seus conflitos que perduram de forma invisível até os dias de hoje.
Os dois filmes utilizam personagens que podem ser confundidos com pessoas reais, onde as histórias se cruzam na tentativa de uma reflexão por parte dos expectadores.
No Crash os personagens comuns e de classes e personalidades diferentes, tem suas histórias unidas por algum incidente, pois conforme afirmaum dos protagonistas no início do filme antes de sofrer um leve acidente de carro, “Em Los Angeles, as pessoas chocam-se umas nas outras pela necessidade de ter contato com outros seres humanos”, esta mensagem inicial serve de base para o enredo e é retomada no final do filme, pois traça um panorama sobre vários temas sociais com as quais as pessoas por diversas vezes não sabem como lidar, taiscomo preconceitos raciais, étnicos e culturais.
Retrata de forma clara a intolerância que existe até mesmo por parte dos componentes de determinados grupos contra eles mesmos, expondo todo um conjunto de preconceitos da sociedade norte-americana, como por exemplo, no início do filme quando um casal branco formado pelo promotor e sua esposa são assaltados por uma dupla de negros que é...
tracking img