Higiene e profilaxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

A palavra lixo tem origem do latim lix, que significa cinza. Antigamente na Europa a maioria dos resíduos domésticos vinha do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas. Já os restos dos alimentos eram utilizados para ração animal, como esterco para horta e pomar.
As cinzas que deram nome a todos os resíduos domésticos ou residenciais eram aproveitadaspara fabricar sabão.
Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produção de lixo se apresenta como um problema de difícil solução. A partir da Revolução Industrial, com a intensificação da migração dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes à produção de resíduos sólidos de diferentes naturezas (domésticos, industriais, serviços de saúde, etc), os quais seconstituem atualmente numa das principais fontes de degradação do meio ambiente.
A industrialização crescente enfatizava a maior produção, enquanto que os efeitos ambientais destas atividades eram colocados em segundo plano, principalmente os impactos diretos e indiretos no solo e nas águas subterrâneas. Nos últimos anos, a sociedade começou a deparar-se com as possibilidades de comprometimento daqualidade e escassez dos elementos naturais, sobretudo a água, causados principalmente pela aceleração da era industrial.
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definidocomo aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo possa (e deveriam) ser reciclados.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida dasfuturas gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Lixos acumulados causam muitos problemas, inundações, doenças transmitidas por animais quem vivem no local, ou pelo apodrecimento do que foi jogado fora.
O lixo, também chamado resíduo sólido, é todo o resto de qualquer produto produzido e jogado fora – tanto de residências como de atividades sociais ouindustriais.
Na saúde publica, representa fator indireto de transmissão de doenças, pois polui o meio ambiente e gera consequências adversas. Seu acúmulo em locais não apropriados propicia a proliferação de vetores que nele encontram alimento, abrigo e condições favoráveis, ocasionando doenças ao homem.

2- OBJETIVO

Tenho como objetivo reduzir a produção do lixo e consequentemente diminuir aquantidade de lixo. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema, inconscientemente às pessoas não irão reunir esforços suficientes paraevitá-lo.
Além de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a redução da qualidade do lixo a ser descartado, pois muitas substâncias utilizadas na fabricação de alguns produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo consequência também para a saúde humana.
A embalagem e a composição de certos produtos devem conter o mínimo de toxicidade. Cabe ao cliente saber escolher o produtomenos poluente.

REUTILIZAÇÃO DO LIXO
O objetivo é também fazer a reutilização do lixo, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.
Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza).
Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos...
tracking img