Luciola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho a ser apresentado tem como principais objetivos o incentivo a leitura e a compreensão e interpretação de textos de escritores antigos e reconhecidos.
O livro escolhido foi Lucíola, de José de Alencar. A narrativa foi de difícil compreensão para o grupo, pois se trata de um livro escrito no século XVII, sendo assim a linguagem é mais complexa.
Porém a narrativa contauma linda história de uma jovem moça chamada Lúcia, que vive do luxo e dos prazeres da vida, até conhecer Paulo, um jovem rapaz recém chegado no Rio de Janeiro. Ambos se conhecem e acabam tendo um caso.
Brigas, ciúme, amor e a revelação do grande segredo da vida de Lúcia são tragos para este trabalho.
Uma história muito bonita que vale a pena ser conferida.04
Desenvolvimento


01 - Análise da Obra:

a) Dados Gerais:

- Título da Obra: Lucíola

- Nome do Autor: José Martiniano de Alencar

- Identificação da Obra: Alencar, José de, 1829-1877. Lucíola/José de Alencar - 4ª Edição – São Paulo: FTD, 1997. – (Coleção grandes leituras) – 149 páginas. Inclui biografia em datas e roteiro de leitura.


b) Narrador:

- Emque pessoa gramatical é feita a narração?
Em primeira pessoa do singular.

- Há narrador-personagem ou narrador-observador?
Narrador-personagem.

c) Enredo:

- Faça o resumo do assunto.

A obra retrata a misteriosa vida da jovem moça Lúcia, que tem a vida baseada em luxos e prazeres. Até quando o jovem Paulo chega ao Rio de Janeiro e se encanta por sua beleza.
Ele é avisado por váriosamigos sobre a perplexidade e os caprichos desta mulher, porém Paulo se intriga, e completamente admirado pela beleza de Lúcia, continua a vê-la, e acabam tendo um caso.
O tempo passa e Lúcia, não se sentindo bem como no início de seu caso com Paulo, começa a fugir dele, mesmo o amando.
Eles brigam, ocorrem ciúmes, e após uma das brigas, Paulo descobre todo seu segredo e o grande mistério desua vida.
Uma história emocionante, que não pode deixar de ser conferida.



05
- Estrutura do enredo: apresentação, clímax e desfecho

• Apresentação:
É quando Paulo chega ao Rio de Janeiro e fica encantado com a beleza e graciosidade de Lúcia, uma moça muito bonita e atraente. Eles se conhecem e acabam tendo um caso.
• Clímax: Começa com Paulo ficando intrigado com o comportamentomisterioso de Lúcia, que muda ao longo de seu caso com ela.
• Desfecho: Paulo acaba ficando sabendo de toda sua história, porque entrara naquela vida e porque seu comportamento havia mudado. Paulo acaba se apaixonando por Lúcia e ela também por ele, porém ela acaba morrendo.

d) Personagens:

- Quais as principais personagens que figuram na obra?
São Lúcia e Paulo (protagonistas), Dr. Sá eCunha (amigos de Paulo) e o Sr. Couto.

- Como são? Caracterize física e psicologicamente a principal.
A personagem principal é Lúcia. Fisicamente é descrita com um talhe esbelto, era muito elegante, de rosto suave, lábio rúbio e mimoso, cabelos negros, entre outros.
Determinar suas características psicológicas é extremamente difícil, pois ela se mostra doce, meiga, inteligente, amável, culta,sábia; mas também se mostra indiferente, arrogante e até ignorante certas vezes.

- Qual a personagem que mais agradou o grupo? Por quê?
Lúcia. Por causa de sua complexidade, sua forma de ver o mundo e as pessoas, seus ideais, sua história de vida. Ela é um verdadeiro exemplo de amor à família.

e) Ambiente:

- Onde se passa a narrativa? (país, cidade, bairro, rua, etc.)
A narrativa ocorre nacidade do Rio de Janeiro. Algumas cenas ocorrem na casa de Lúcia e na Rua do Ouvidor, nas quais são mais frequentes, dentre outros lugares.




06
- Em que época se passa o fato? Quais as características da época? Qual o ambiente físico e social em que se desenrola a ação da obra?
Não se sabe ao certo, mas provavelmente tenha sido na época que o autor viveu. Nota-se que as personagens...
tracking img