Higiene corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
Carlos Eduardo Ribeiro
Thaise Dayanne
Flávia Gama
Manoel Brasil
Scheila Nunes
Isis Gabrielle

Higiene Corporal e Bucal.

Aracaju
2010

Carlos Eduardo Ribeiro
Thaise Dayane
Flávia Gama
Manoel Brasil
Scheila Nunes
Isis Gabrielle

Higiene Corporal e Bucal.

Artigo entregue à disciplina Trabalho deCampo II do Curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes – UNIT
Profª Cristiane.

Aracaju
2010

1. Introdução

1.1 – Apresentação do Problema de Pesquisa

A higiene é o conjunto de meios para manter as condições corporais favoráveis à saúde. Higiene refere-se ao estado geral de limpeza do corpo e da roupa das pessoas, incluindo, também, apostura no dia-a-dia, o sono, o repouso e a prática de atividade física. (Fischer – 1938).
A lavagem do corpo tem como finalidade limpar a pele, cabelos, unhas, boca e dentes, eliminando poeiras, secreções, micróbios, maus odores e prevenindo doenças. A proteção do corpo e a manutenção da saúde são também asseguradas através do vestuário e do calçado, pois são eles que protegem oorganismo contra as variações de temperatura, exposição ao sol e outros fatores que agridem o corpo. O vestuário e o calçado devem ser confortáveis para permitir uma boa postura. Também devem estar sempre limpos, principalmente as peças que entram em contato direto com a pele, como cuecas, calcinhas e meias. ( Sampaio -1997).
Para Fischer (1938), a saúde do corpo resultava sempre numaboa saúde mental. Somente uma vida mais higiênica e saudável poderia tornar o ser humano mais produtivo, pois o deixaria mais alegre e entusiasmado. Até mesmo a espiritualidade do ser humano e sua capacidade de filosofar dependiam desse requisito, e esses preceitos deveriam começar a ser conhecidos desde a infância, sendo a escola um meio ideal para isso.
Partindo dapremissa que saúde não é apenas ausência do sintoma de uma ou mais doenças, e sim, o perfeito equilíbrio entre ausência de sintomas, condições de habitação, saneamento, condições de trabalho, condições de locomoção, liberdade de expressão, lazer, conduta postural do aluno etc.. Podemos afirmar convictamente que a higiene é parte importante e inserida no contexto acima citado, poishigiene não está presa apenas no saneamento corporal e ambiental, mas está intimamente relacionado com o ambiente emocional. (Boxer -1995).
A criação deste projeto baseia-se tão somente na necessidade perene de conscientização do indivíduo. Mais precisamente dos discentes do ensino fundamental da rede pública, visto que, nesta faixa etária, dos sete aos doze anosaproximadamente, tanto docentes, discentes e a família, ainda se encontram imbuídos de reciprocidade e necessário se faz esta conscientização da importância da higiene e da educação do ser humano.

2. - Revisão de Literatura

Sendo a adolescência, o período de transição da infância para a idade adulta, caracteriza-se essencialmente pela conquista de um estado de maior autonomia que podecriar e/ou acentuar conflitos com as figuras paternas e que podem ser fonte de grandes dificuldades, podendo mesmo predispor para comportamentos menos saudáveis. (Marti – 1996).
Cronologicamente a adolescência, sofreu ao longo do tempo, conotações particulares da época. Em tempos mais remotos, o termo adolescência não existiu, rapazes e raparigas familiarizavam-se desde muito cedo com asvivências e com as práticas dos mais velhos. SAMPAIO (1997) refere que a adolescência tomou contornos mais definidos através dos estudos realizados a partir do séc. XIX sendo o aumento da escolaridade obrigatória, um dos fatores mais significativos na determinação da adolescência.
Para Offer e Boxer (1995), trata-se de uma fase crítica do curso da vida, merecedora de atenção e...
tracking img