Hidroterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hidroterapia em Várias Áreas
Hidroterapia

Introdução:
A água tem sido usada desde de tempos imemoráveis como meio terapêutico. Desde de bolsa de gelo e de água quente a piscinas de hidromassagem ou Tanques de Hubbard, a Hidroterapia vem se desenvolvendo nos últimos anos.
A Hidroterapia é uma forma de expandir a profundidade e abrangência das opções de tratamento por parte dofisioterapeuta e melhorar as perspectivas de recuperação para muitos indivíduos.
A água é um meio maravilhoso para exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo. Os efeitos de flutuabilidade, metacentro e das rotações fornecem campo para as técnicas especializadas. A turbulência da água pode ser apreciada de uma formaque não é possível no ar, e o peso da água significa que ela pode ser empurrada e utilizada como resistência.
Entrar na água um dos dois ambientes disponíveis para o ser humano é uma experiência única. Nela o corpo está simultaneamente sob ação de duas forças gravidade e empuxo que fornece a possibilidade de exercícios tridimensionais, que não são possíveis no ar, e permitem a ocorrência deatividades de movimento sem sustentação de peso, antes mesmo que elas sejam possíveis no solo.
Em decorrência da melhor aceitação das vantagens das atividades na água, o número de recursos está aumentando e os Fisioterapeutas estão se tornando mais interessados e habilidosos na aplicação de técnicas e também mais cientes dos benefícios da natação como um complemento do condicionamento e da performance.Novos conhecimentos a respeito da fisiologia da Hidroterapia e novas técnicas utilizando os padrões de movimentos adaptados a água e exercícios aquáticos mais específicos estão assegurando a aceitação crescente da Hidroterapia como um meio de reabilitação com seus próprios méritos.
Efeitos Fisiológicos, Terapêuticos e Psicológicos da Hidroterapia
A unicidade da água está principalmente no seuempuxo, que alivia o estresse sob as articulações sustentadoras de peso e permite que se realize movimento sem forças gravitacionais reduzidas; desta forma as atividades que não sustentam peso podem ser iniciadas na água antes de serem possíveis no solo.
Os efeitos fisiológicos dos exercícios combinados com aqueles que são causados pelo calor da água são uma das vantagens da atividade nesse meio.O resultado da imersão na água é semelhante em adultos e crianças e está relacionado à temperatura do corpo, à circulação e à intensidade dos exercícios, com variações permitidas dependendo do tamanho.
Os efeitos terapêuticos da Hidroterapia estão relacionados a:
* Alívio de dor e espasmos musculares;
* Manutenção ou aumento de amplitude de movimento das articulações;
*Fortalecimento muscular e treino de resistência (endurance);
* Reeducação dos músculos paralisados (espásticos);
* Melhora da circulação;
* Encorajamento das atividades funcionais;
* Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.
Há ainda uma considerável estimulação de percepção:
* Visual;
* Articular;
* Via proprioceptores cutâneos;
* Pelo calor.
Da mesma forma,do ponto de vista Psicológico, existem muitas recomendações para Hidroterapia, pelo reconhecido efeito sedativo da água quente e o valor do programa de exercícios para pessoas portadoras de doenças mentais.
Do ponto de vista humanístico, os significados Social e Psicológico que podem estar associados a Hidroterapia são, sem dúvida, consideráveis, principalmente quando esta se desenvolve em gruposhomogêneos, ou até heterogêneos.
A pessoa pode nadar ou participar de outra atividade aquática possui uma vantagem social, que a coloca em igual posição em relação a outros membros da família ou sociedade, seja ela deficiente ou não. A habilidade de ser independente na água, de ter habilidades que são impossíveis ou difíceis no solo só pode ter efeitos psicológicos favoráveis e duradouros, que...
tracking img