Hidropirataria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional...

Trabalho de Geografia sobre:
HIDROPIRATARIA E RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA

Grupo:
Professor:
Turma: 2º ano “A”

Cidade/Estado – 2012
O Brasil é um dos paísesmais bem servidos de recursos hídricos do planeta. Apenas 3% da água existente no mundo são águas doces e destes, 1/5 deve-se à descarga do rio Amazonas no oceano (175.000 m3 por segundo).
Masesse recurso é mal conservado, devido principalmente a contaminação por poluição, seu grande uso na agricultura e desperdícios. Apenas alguns poucos países do mundo detém a maior parte da água doplaneta, que mesmo podendo abastecer todo o planeta é mal distribuído.
As águas amazônicas representam 68% de todo volume hídrico existente no Brasil. E sua importância para o futuro da humanidadeé fundamental. Entre 1970 e 1995 a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37% em todo mundo, e atualmente cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa. Segundo aWater World Vision, somente o Rio Amazonas e o Congo podem ser qualificados como limpos.
Sendo finita, vulnerável e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente, a água é tambémconsiderada um bem econômico.

“Depois de sofrer com a biopirataria, com o roubo de minérios e madeiras nobres, agora a Amazônia está enfrentando o tráfico de água doce. Uma nova modalidade de saqueaos recursos naturais denominada hidropirataria.”
Disponível em: http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=842. Acesso em: 26 nov. 2012.

“Em artigo intitulado ‘A Organização Mundial de Comércio eo mercado internacional de água’, uma advogada de forma clara e sem juridiquês, fala em navios-tanque fazendo a captação no ponto em que o rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico. Estima-se que cadaembarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa, Oriente Médio e até na China. Disse a revista ser grande o interesse pela água farta do Brasil,...
tracking img