Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROLOGIA
ÁGUA VIRTUAL – PEGADAS DA ÁGUA

CONCEITO

O geógrafo inglês JOHN ANTHONY ALLAN, tendo sido um analista de recursos hídricos por longo tempo, com ênfase para o Oriente Médio – como o próprio relata em entrevista ao semanário alemão Die Zeit – desde o início dos anos sessenta havia se convencido de que, nessa região, a escassez de água ameaçava um grande conflito armado pelodesequilíbrio patente entre a limitação natural para produção local de alimentos e sua crescente demanda por conta do crescimento populacional. Todavia, vinte anos depois, mesmo confirmados os fatores de desequilíbrio, esta guerra não havia acontecido.
A identificação do fator que frustrou tais previsões pessimistas – rela-ta o especialista – se deu pela leitura de uma crítica do economista GIDEONFISHELSON, que acusava de insensatez o governo israelense por fomentar a exportação de cítricos para a União Européia. Ali estaria a chave: O cientista pesquisou números do comércio de países do Oriente Médio para concluir que a relação entre a demanda de alimentos e a escassez de água não confluíram em um grave conflito – mesmo com o relevante crescimento populacional – porque grandes quantidadesde importações de alimentos em grãos, gado, etc., permitiam à região não depender de seus próprios recursos hídricos escassos, adquirindo água já incorpo-rada em produtos agrícolas.
O conceito “água virtual” (também chamada como “água embutida” ou “incorporada”), como se depreende do histórico de sua lavra, define o volume de água uti-lizado direta e indiretamente em toda a extensão da cadeiaque compõe os processos de pro-dução de bens e serviços.
O conceito de água virtual transcende em muito a mera criatividade acadêmica. A pertinência do desenvolvimento e da aplicação do um conceito como o da água virtual reside na sua utilidade sócio-econômica:
Água virtual tem maiores impactos sobre a política de comércio global e sobre a pesquisa, especialmente em regiões com escassez de água,e redefiniu o discurso sobre a política de gestão da água. Ao explicar como e porque nações como os EUA, Argentina e Brasil “exportam” bilhões de litros de água a cada ano, enquanto outros como Japão, Egito e Itália “importam” bilhões, o conceito de água virtual abriu as portas para o uso mais producente da água. A segurança alimentar e a da água, nacional, regional e global, por exemplo, podemser reforçadas quando commodities intensivos de água são negociados a partir de locais onde sua produção são economicamente viáveis, para lugares onde não o são.

O reconhecimento da importância do conceito inovador se concretizou com o Stockholm Water Prize (considerado como o “Prêmio Nobel” das ciências ambientais), com que o cientista foi agraciado em 19 de março de 2.008. O StockholmInternational Water Institute – responsável pela premiação – tem como objetivo encontrar soluções sustentáveis para a gestão futura da água. De acordo com o instituto:

O Professor Allan é pioneiro no desenvolvimento de conceitos-chave para o entendimento e comunicação das questões relacionadas à água e como elas estão ligadas à agricultura, mudanças climáticas, economia e política. [...] Ele continuaa ser uma voz de liderança para o desenvolvimento sustentável da água e consultor especialista no equilíbrio entre o crescimento populacional e o aumento da demanda por alimentos nos países em desenvolvimento, re-forma institucional, valorizando a água, a resolução de conflitos, e no Oriente Médio e Norte da África.2

PEGADAS DA ÁGUA
O conceito de água virtual, partindo do mesmo parâmetro da“Pegada Ecológica” (ferramenta que mede a área de terra e água que uma população humana requer para produzir os recursos que consume e para absorver seus desperdícios, considerando a tec-nologia existente, indicando onde estão os maiores impactos) que derivou para a mensuração “Pegada de Carbono” (referindo-se ao gás carbônico e intimamente ligada aos combustíveis fósseis, basicamente compostos de...
tracking img