Filosfia e mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01 – Caracterize o contexto do surgimento da sofistica.
Os sofistas surgem no momento da passagem da tirania e oligarquia para a democracia, ou seja, na transição das narrativas míticas ereligiosas, para um discurso argumentativo e justificativo.
02 – Qual importância da discussão e de argumentação nesse contexto?
Os sofistas transmitiam suas técnicas e habilidades aos governantes e aospolíticos em geral, foram responsáveis pela formação e preparação do cidadão para a participação da vida política, através da retórica e da oratória, utilizando a arte da persuasão.
03 – Como se podeentender a retórica e a oratória como artes do discurso?
Explicações do mundo real através dos aspectos fenomenais apenas, deixando de utilizar elementos externos ou transcendentes, utilizando através daretórica e da oratória, a persuasão como ferramenta, onde os individuo defendem seus interesses e opiniões, sendo possível chegar a um consenso de acordo com a forma de persuadir, em relação àsquestões políticas.
04 – Quais os elementos centrais da concepção filosófica de Protágoras?
Relativismo e humanismo – manipulação da própria realidade, sendo que o conhecimento depende sempre dascircunstâncias em que nos encontramos, ou seja, as verdades são relativas e mutáveis.
05 – Você considera sofista como Protágoras e Górgias realmente filósofos ou meros mestres de retórica e manipulação deopiniões?
Filósofos, por haver a necessidade de transformar uma realidade vivida em formas de conhecimento para educação e preparação de indivíduos para a vida política, também por conta da reflexãopara desenvolvimento das técnicas de Retórica e oratória.
06 – Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura gregos?
Os sofistas contribuíram nodesenvolvimento dos estudos da linguagem na tradição cultural grega, motivou ainda o desenvolvimento dos estudos da poesia e da gramática.
07 – Como podemos situar Sócrates nesse mesmo contexto do Séc. V a.C....
tracking img