Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Etapa 1: Tipos de Chuvas Naturais
São três os tipos de chuvas para a Hidrologia:
• Chuvas convectivas
• Chuvas orográficas
• Chuvas ciclônicas
As convectivas sãoprecipitações formadas pela ascensão das massas de ar quente da superfície, carregadas de vapor d'água. Ao subir o ar sofre resfriamento provocando a condensação do vapor de água presente e,consequentemente, a precipitação. São características deste tipo de precipitação a curta duração, alta intensidade, frequentes descargas elétricas e abrangência de pequenas áreas.
As chuvas orográficas sãonormalmente provocadas pelo deslocamento de camadas de ar úmido para cima devido a existência de elevação natural do terreno por longas extensões. Caracterizam-se pela longa duração e baixaintensidade, abrangendo grandes áreas por várias horas continuamente e sem descargas elétricas.
As chuvas ciclônicas (frontais ou não) originam-se do deslocamento de frentes frias ou quentes contrafrentes contrárias termicamente, são mais fortes que as orográficas abrangendo, porém, como aquelas, grandes áreas, precipitando-se intermitentemente com breves intervalos de estiagem e com presença deviolentas descargas elétricas.
Várias são as causas das enchentes urbanas, mas, entre as principais, relacionamos as chuvas intensas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenageminsuficiente) e a ocupação irregular do solo.

Chuvas intensas: hidrologicamente são consideradas "intensas" as chuvas de curta duração e de alta intensidade. Existe um Manual de Hidrologia, deOtto Pfafstetter, que mostra a equação dessas chuvas para todo o Brasil. Ver http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Dren02.html.

A relação das chuvas intensas com as enchentes é que, mesmosendo rápidas, sua intensidade não permite que o volume precipitado escoe a tempo de não represar as águas nos pontos de estrangulamento, que costumam ser os bueiros e as pontes. A enxurrada, por outro...
tracking img