Assedio moral nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assédio Moral


São Paulo, 08 de outubro de 2008



RESUMO:

Assédio Moral: Mobbing - derivado do verbo to mob que significa assediar, cercar, agredir, atacar, comparando-se às agressões praticadas por animais, que agem de forma a isolar uma vítima do resto do grupo. Uma vez isolada, a vítima torna-se presa fácil para seus objetivos.

O Assédio Moral é um mal avassalador queocorre usualmente na relação entre chefes e subordinados, mas pode ocorrer também nas relações horizontais, e até mesmo de baixo para cima na relação de subordinados com superior hierárquicos.
No Brasil não existe legislação específica de caráter nacional que defina o Assédio Moral e o tipifique como crime. O que veremos é como a legislação vigente pode ser aplicada por analogia nocampo trabalhista, civil e penal. Veremos também características dos agressores, casos de assédio moral e quais conseqüências para tais atos.




































INTRODUÇÃO:

O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo e é normalmente o local depositário de grande parte das aspirações, sonhos erealizações, e, é nesse ambiente que as pessoas buscam dias de maior fortuna e segurança, para elas e suas famílias. A desesperança que acomete o trabalhador diante de um ambiente de trabalho repleto de críticas e ameaças constantes, verbais e/ou físicas, só podem resultar mesmo na diminuição da produtividade, nos altos níveis de insatisfação laboral, até as saídas voluntárias das organizações.Antes de ocupar um cargo importante, ou dominar modernas técnicas em quaisquer áreas, o indivíduo tem que ser gente, conforme a grandeza que a palavra gente propicia. Precisa ter grandeza de alma, de espírito e de atitudes; tem que ser correto, generoso justo e com uma visão holística do mundo, o que não impede de ser firme, decidido, criativo, empreendedor, gerador de resultados, ouseja, capaz de agir com equilíbrio.
O moderno processo de Governança Corporativa fica fragilizado quando as Organizações não assumem uma posição firme, verdadeira no combate a esse problema.
Quando falamos em combater o Assédio Moral no ambiente de trabalho, estamos falando não só de informação, mas principalmente da informação com treinamento, orientação, monitoramento permanente emedidas corretivas.
Ainda que não seja em absoluto um fenômeno novo, considerando que Pikas (1975) já fazia alusão a este termo referindo-se a grupos escolares, só recentemente se tem começado a estudar o Assédio Moral também no ambiente de trabalho.
Conforme definição de um dos nomes mais respeitados sobre o tema, a psiquiatra, psicanalista, e psicoterapeuta de família, a francesaMarie-France Hirigoyen, autora do livro Assédio Moral – A violência perversa do cotidiano (Bertrand Brasil, 2000), o assédio moral se caracteriza por:

“qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atende por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”.

Asformas típicas do Assédio Moral no ambiente de trabalho são:

Assédio moral descendente caracterizado pela ação de um superior hierárquico sobre o subordinado;

Assédio moral horizontal caracterizado pela ação entre pessoas do mesmo nível hierárquico;

Assédio moral ascendente caracterizado pela ação de baixo para cima, ou seja, de um subordinado em relação ao seu superior hierárquico. Este éo menos freqüente dentre os três, mas, por vezes, também ocorre e é mais comumente encontrado nas empresas públicas em decorrência da estabilidade no emprego.
Como sucede em qualquer relação interpessoal, o assédio moral não se produz de uma hora para outra, senão que começa de uma maneira muito sutil. No princípio, quando o indivíduo começa a ser assediado, não leva demasiadamente a sério as...
tracking img