Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Sociedade: as Estruturas, as Interações e os Grupos Sociais
O que é Cultura?
A Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura "molda" o indivíduo social, tece as regras da socialização (processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termina com a morte), delineando, assim, osrelacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si (BENEDICT, 1972).
• Cultura: estado mental desenvolvido, como um valor – “pessoa de cultura”, “pessoa culta”.
• Cultura: sinônimo de alma coletiva, de civilização.
• Cultura: transfigurada em mercadoria – cultura de massas.
Definições de Cultura
Segundo Lévi-Strauss, a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou aprimeira regra, a primeira norma. Para o antropólogo, a regra em questão seria a proibição do incesto, padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. Todas estas proíbem a relação sexual de um homem com certas categorias de mulheres (na cultura brasileira, a mãe, a filha e a irmã).
A cultura está em constante processo de modificação. É mais coerente falar em culturas, ao invés decultura, já que as leis, os valores, as crenças, as práticas e as instituições variam de formação social para formação social.
Cultura e Sociedade: as Estruturas, as Interações e os Grupos Sociais.
Cultura, Subcultura, Contracultura e Status
• Cultura é um conjunto de traços que indica como se deve agir, pensar, vestir e quais valores, costumes devem ser preservados e transmitidos.
• Asociedade compartilha uma cultura e, também, um território.
O homem foi diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a possibilidade de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico. Essas duas propriedades permitem uma afirmação mais ampla: o homem é o único ser possuidor de cultura.
•Subcultura: particularidades dentro de uma mesma cultura.
• Por exemplo: Regiões do Brasil.
• Subculturas podem surgir por questões profissionais, de interesses em comum, etnia, orientação sexual, entre outras.
• A contracultura faz uma oposição à cultura dominante.
• Grupos e movimentos que contrariam os valores da cultura dominante.
• Status.
• Posição que pode ganhar diversas conotações:econômica, social, cultural.
Cultura e Sociedade: as Estruturas, as Interações e os Grupos Sociais
Socialização
A socialização, resultado do convívio entre seres humanos em dado espaço e tempo, possibilita a existência de organizações humanas que instituem regras, normas, leis e condutas que lhes são próprias. A estas organizações dá-se o nome: grupos sociais.
“Ao se agregarem, ao se penetrarem, aose fundirem, as almas individuais dão origem a um ser, psíquico se quiserem, mas que constitui uma individualidade psíquica de um gênero novo. Portanto, é na natureza dessa individualidade, não na das unidades componentes, que se devem buscar as causas próximas e determinantes dos fatos que nela se produzem.
O grupo pensa, sente e age de maneira bem diferente do que o fariam seus membros, seestivessem isolados” (DURKHEIM, 1973).
As formas de governo, a música, a imprensa, a arquitetura, a dicotomia entre trabalho e lazer, as relações que separam e aproximam pais e filhos, os tipos de comida e bebida, o modo como são preparadas, as convenções sociais são alguns dos exemplos do modo como o ser humano é socializado pela sociedade a que pertence.
Assim, se uma criança é orientada a lavar asmãos antes das refeições, seus pais estão lhe transmitindo, desde a tenra idade, formas de comportamento consideradas “aceitáveis”, por meio da interpretação da comunidade e da maneira pela qual a ela deve reagir a criança.
A educação formal e informal é o processo de socialização do indivíduo capaz de assegurar as condições de coesão, renovação e sobrevivência da sociedade.
Cultura e...
tracking img