Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROLOGIA - RECURSOS HIDRICOS



2º SEMESTRE DE 2009




Breno Leandro
Prof.: Alóisio de Araújo Prince


Novembro - 2009










SUMÁRIO


1-INTRODUÇÃO 2
2-OBJETIVO ESPECÍFICO 2
3-DEFINIÇÕES DAS UNIDADES TEMÁTICAS DOS ESTUDOS 2
3.1 - Definições Gerais Da Área De Estudo 2
3.2 - Meio Físico 2
3.3 - Estudos Demográficos 2
3.4 - Planejamento FísicoTerritorial 2
3.5 - Gerenciamento Dos Resíduos Sólidos Urbanos 2
3.6 - Equipamentos De Interesse Social....................................................................7
3.7 - Capacidade Produtiva Municipal......................................................................7
3.8 - Drenagem De Águas Pluviais E Esgotamento Sanitário 82
3.9 - Sistema De Transportes ...923.10-Determinação Da Intervenção /Considerações Finais....................................102
4-ESPECIFICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS 112
5-CRONOGRAMA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS 12
6-APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL.............................................................12
7 -BANCA EXAMINADORA 23
7.1- Banca Intermediária 23
7.2- Banca Examinadora Final 23
7.2.1 - Da Formatação DaBanca Examinadora Final 23
7.2.2 - Critérios De Avaliação Da Banca Examinadora Final 24
8 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 24
8.1 - SISTEMA DE APROVAÇÃO 24





1-INTRODUÇÃO


A forma de ocupação, de assentamentos e do desenvolvimento de atividades nas cidades contemporâneas resultou em complexidade e em uma variedade de situações, de relações, e problemas de distintasnaturezas associadas à vida social e econômica, à qualidade ambiental e aos padrões de vida nessas áreas.

Algumas destas situações e problemas podem encontrar solução ou serem tratados com maior adequação e eficácia por meio do uso de conhecimentos da Engenharia Civil e da necessária interdisciplinaridade destes conhecimentos com as demais áreas do conhecimento humano.

Reconhecendo a importânciae a necessidade da atuação do profissional de Engenharia Civil na elaboração e execução de projetos urbanos é que o município de Itabirito foi identificado como “situação problema” em relação à qual se propôs o trabalho da disciplina Projeto Integrado- PIn para o segundo semestre de 2009.

Abordar a questão do planejamento urbano implica na abordagem de uma área, previamente escolhida em umaregião, tendo em vista a sua ocupação humana, a qualidade ambiental e a sustentabilidade, e levando em conta suas especificidades, em especial, suas áreas não edificadas.

Para surtir os efeitos didáticos esperados, o conteúdo dos estudos e as tarefas necessárias para compor o escopo geral do trabalho foram simplificados em relação ao planejamento urbano para fins de efetiva intervenção. Em razãodas simplificações introduzidas, optou-se por considerar o produto final a ser elaborado na disciplina como “Diretrizes de Engenharia para o município de Itabirito”, constituindo-se o mesmo na fase preliminar de diagnóstico e proposições de planejamento urbano.


O presente caderno “Referências Específicas” estabelece o escopo específico dos estudos a serem realizados no projeto proposto parao primeiro módulo da disciplina PIn, no segundo semestre de 2009. As normas e procedimentos gerais para o desenvolvimento da disciplina de Projeto Integrado encontram-se no caderno “Diretrizes Básicas”. São também apontadas as visitas técnicas a serem realizadas bem como relacionadas às palestras programadas para o semestre letivo.

Para o estudo do município de Itabirito a ser apresentado sobforma de relatório deve-se desenvolver em primeiro lugar as seguintes etapas:
1.1- Contextualização - procurar chamar atenção, de forma resumida, para os principais aspectos da unidade temática em foco que tem influencia sobre as etapas do estudo. Fazer a contextualização do problema é fazer uma introdução, para melhor entendimento do assunto, cujo conteúdo deve situá-lo no contexto da...
tracking img