Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
MBA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO












IPV6





























São Caetano do Sul
Novembro/2011

Sumário

Sumário 2
Introdução 4
Protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol) 5
Protocolo IPV6 (Internet Protocol version 6) 6
Protocolo IPV6 e sua implementação6
Transição do IPV4 para o IPV6 6
Principais Características do IPv6 8
Configuração Plug-and-Play 9
IPSec 10
Perpectivas para o IPV6 10
Serviço de Presença 10
Serviço de Requisições Anônimas (ARS) 11
Voip sobre IPv6 ou VOIPv6 11
Melhora na Qualidade e Facilidade no Fornecimento de Serviços 12
Sistema Brasileiro de Televisão 12
Internet das Coisas 13
Caso de Uso: Dualtec Cloud Solutionse o IPv6 Day 14
Conclusão 16
Referencias 17


Lista de figuras

Figura 1: Trafego de pacotes com a arquitetura pilha dupla. 7
Figura 2: Configuração Roteador-a-Roteado 7
Figura 3: Configuração Host-a-Roteador e Roteador-a-Host. 7
Figura 4: Configuração Host-a-Host 8
Figura 5: Sistema Baseado em Presença (LBS) 11
Figura 6 Camadas 14





Introdução



A internet é umconjunto de redes formadas por componentes de hardware e software, que gera serviços para aplicações distribuídas, consiste em uma rede mundial de computadores, composta de diversas redes menores e distintas, que se comunicam e cooperam entre si (Almeida, 2011).

A partir dos anos 60 que a internet começou a se desenvolver com o surgimento da computação de pacotes, e a criação da ARPAnet, a primeirarede de computadores por comutação de pacotes e uma ancestral da Internet atual (Almeida, 2011).

Até a década de 90, a internet era utilizada basicamente por pesquisadores e acadêmicos para transferência de arquivos, troca de mensagens e pesquisas científicas. Foi então que surgiu a WWW (World Wide Web), e internet se tornou conhecida fora dos ambientes acadêmicos e científicos (Almeida, 2011).A partir de então a internet se disseminou, passando a ser utilizada por qualquer pessoa que deseja publicar e/ou acessar informações, para fins comerciais e pessoais. A facilidade de seu uso, a disponibilidade de uma interface gráfica amigável e simples, e o grande número de informações sobre diversos assuntos, são algumas das razões da grande disseminação da Web (Almeida, 2011).

Paraque esta troca de informações aconteça, é necessário que haja uma linguagem comum entre essas redes, para isso foi criado o protocolo TCP/IP, que define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre as milhões de redes existentes (Almeida, 2011).

Este trabalho de pesquisa aborda uma visão geral da arquitetura TCP/IP, especificamente do protocolo IPV6, abordando suas facilidades,usabilidades, funcionamento e tendências.


Protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol)



O TCP (Transmission Control Protocol) é um tipo de protocolo de transporte na internet. A camada de transporte oferece o serviço de transporte das mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e do servidor (Almeida, 2011).

Esse protocolo oferece serviços orientados àconexão, ocorre uma troca de informações de controle da camada de transporte entre o cliente e o servidor antes que as mensagens da camada de aplicação comecem a ser transmitidas. Alguns destes serviços orientados a conexão oferecidos pelo TCP incluem a divisão das mensagens em segmentos menores e remontagem do destino, entrega garantida de mensagens, sem erros e na ordem correta, (já que ossegmentos de mensagens recebidos são reorganizados na entrada), reenvio de todas as mensagens não recebidas, controle de fluxos, ou seja, ajuste das velocidades do remetente e transmissor, e controle de congestionamento (Almeida, 2011).

A camada de rede é responsável por movimentar datagramas de uma máquina de origem para uma máquina de destino. A camada de rede da internet trabalha com dois...
tracking img