Hidrografia no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROGRAFIA

O volume global de água da Terra é estimado em 1.420.000.000 km3 e abrange oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte está concentrada em oceanos e mares - 1.380.000.000 km3 -, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. Os oceanos e os mares ocupam 71% da área do globo. As águas continentaispossuem um volume total de38.000.000 km3, valor que representa 2,7% da água do planeta. A água doce congelada (geleiras e calotas polares) representa a maior parte das águas continentais; em menor grau, entram na sua composição a água doce armazenada no subsolo (lençóis freáticos e poços), a água de lagos e pântanos, a água da atmosfera e a água dos rios.

Oceanos: Vasta extensão de água salgada que envolve os continentes e cobrea maior parte da Terra. Existem três oceanos: o Pacífico é o maior deles (179.700.000 km2), seguido do Atlântico (106.100.000 km2) e do Índico (74.900.000 km2). O oceano Atlântico banha o leste da América e o oeste da Europa e África. O oceano Pacífico, o maior dos três, envolve o oeste da América e o leste da Ásia e da Austrália. O oceano Índico banha o leste da África, o sul da Ásia e o oesteda Austrália. Esses três oceanos se encontram no pólo sul da Terra, a Antártica. No pólo norte encontra-se o chamado Mar Glacial Ártico, com 14.000.000 km2, considerado, pela maioria dos cientistas, um mar formado pelo oceano Atlântico.

Os oceanos são uma importante fonte de recursos para o homem. Contêm enormes reservas de minerais - diamante, areia, conchas de ostra, cascalho e fosforita -,além de petróleo, gás natural, enxofre e potássio no interior das rochas. Atualmente o petróleo e o gás natural respondem por 90% das riquezas minerais obtidas nos oceanos e 61,9% da energia produzida no mundo. O transporte oceânico de carga é o mais barato que existe, em virtude da grande capacidade dos navios.

Mares: Enquanto os oceanos cobrem vastas extensões e envolvem as massas continentais,os mares são considerados parte deles: ocupam áreas mais reduzidas, localizando-se entre limites continentais. Também apresentam menor profundidade de que os oceanos e maior variação de salinidade, densidade, temperatura e transparência das águas.

Lagos: Depressões do solo cheias de água. Alguns possuem comunicação com o mar, como o lago Ontario, na América do Norte, e outros estão no interiorde bacias fechadas, como o lago Titicaca, no Peru, a 3.810 m de altitude. Os lagos de água salgada e de grande extensão também são chamados de mares, como, por exemplo, o mar Cáspio, no oeste da Ásia, e o mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão.

Rios: Cursos naturais de água que se deslocam de um nível mais alto (nascente) até atingir, em níveis mais baixos, a foz ou desembocadura(mar, lago ou outro rio), onde lançam suas águas. Durante o percurso aumentam progressivamente o volume das suas águas como conseqüência do encontro com outros rios (afluentes). Os rios podem ser perenes, quando mantêm o escoamento durante o ano todo; temporários, quando secam no período de estiagem; ou efêmeros, quando só ficam cheios durante a época de chuva.

As bacias hidrográficas são regiõesgeográficas formadas por diversos rios que deságuam em um curso de água principal. O aproveitamento econômico dos rios é diversificado. Eles irrigam as terras agrícolas, abastecem os reservatórios de água urbanos e produzem 2,6% da energia mundial por meio das hidrelétricas. O transporte fluvial também é largamente utilizado em razão do baixo consumo de energia e da grande capacidade de carga dosnavios.

Maiores rios:
Nome
Localização*
Extensão (km)
Foz
Amazonas
Brasil
6.868
Oceano Atlântico
Nilo
Egito
6.671
Mar Mediterrâneo
Xi-Jiang
China
5.800
Mar da China
Mississippi-Missouri
EUA
5.620
Golfo do México
Obi
Fed. Russa
5.410
Golfo de Obi/Ártico
Huang Ho
China
4.845
Mar Amarelo
Rio da Prata-Paraná
Argentina
4.700
Oceano Atlântico
Mekong
China
4.500...
tracking img