Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROCARBONETOS























1 – INTRODUÇÃO


Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio, estes estão presentes no nosso cotidiano, é importante estuda-los e classifica-los.
Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principaispara formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilíbrio.
Deacordo com as suas propriedades químicas, os hidrocarbonetos dividem-se em subgrupos. Esses grupos de hidrocarbonetos constituem as chamadas séries homólogas, em que cada termo (composto orgânico) difere do anterior em um átomo de carbono e dois de hidrogênio.
A estrutura das moléculas dos hidrocarbonetos baseia-se na tetravalência do carbono, isto é, em sua capacidade de ligar-se, quimicamente,a quatro outros átomos, inclusive de carbono, simultaneamente. Assim, as sucessões de átomos de carbono podem formar cadeias lineares que lembram anéis e estruturas de três dimensões.
Sendo assim, os hidrocarbonetos são muito importantes cotidianamente, pois constituem combustíveis e derivam polímeros com múltiplas utilizações sendo também,
De grande relevância para econômica porqueconstituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como os plásticos, ceras, solventes e óleos.


















2. HIDROCARBONETO

Compostos formados exclusivamente de carbono e hidrogênio, que também são chamados hidrocarburetos, carboidretos, carbetos, carburetos ou carbonetos de hidrogênio.

2.1 ORIGEM

As fontesde hidrocarbonetos resultam de transformações de ordem física e química que se produzem ao longo da história são os chamados também “combustíveis fósseis”, formados pela decomposição de restos animais e vegetais a milhões de anos.
O petróleo é um composto com grande porcentagem de hidrocarbonetos, ele foi produzido oriundo de decomposição aeróbica sob alta pressão e temperatura, a milhõesde anos, no período jurássico. A substância orgânica contida nos poros dos sedimentos transforma-se em hidrocarbonetos.



2.2 Aplicação

Hidrocarbonetos constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como os plásticos, ceras, solventes e óleos.
2.3 Produção

Os hidrocarbonetos convencionais - petróleo e gás natural - sãofluidos resultantes da lenta transformação de matéria orgânica incorporada em rochas sedimentares em afundamento e submetidas a temperaturas e pressões progressivamente elevadas (rocha mãe), que ficam retidos e armazenados em rochas porosas e permeáveis e naturalmente pressurizadas (rocha reservatório), pelo que, uma vez perfurada a rocha cobertura, a sua ejecção é espontânea.

Nem todosos hidrocarbonetos que impregnam a rocha reservatório podem ser extraídos. Uma parte considerável adere à rocha e não pode ser extraído. Praticamente, só 30 % do petróleo podem ser extraído segundo os métodos normais, a não ser que se adoptem técnicas especiais e que são muita caras.



2.4 Obtenção
Principais Fontes de Obtenção de Hidrocarbonetos: Petróleo, Carvão, Gás Natural, Hulha existos. E em laboratório podem ser obtidos pela Desidratação de álcoois.
Alguns Hidrocarbonetos podem ser obtidos em estado puro, pela destilação fracionada do petróleo e do gás natural. As frações separadas do petróleo, no entanto, são constituídas de misturas complexas de vários hidrocarbonetos com diferentes números de átomos de carbono e, sob a forma de diversos isômeros. Os demais...
tracking img