Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrocarbonetos
Como o próprio nome já diz, trata-se de compostos que apresentam somente hidrogênio e carbono em sua composição.
As principais fontes de obtenção dos hidrocarbonetos são o petróleoe o gás natural. A destilação do petróleo é uma fonte de aquisição de diversos produtos, tais como: gás liquefeito de petróleo, gasolina, querosene, óleo diesel, piche e asfalto, dentre outros.
Emfunção da estrutura da cadeia carbônica e do comportamento químico, os hidrocarbonetos podem ser divididos em: Alcanos, Alcenos, Alcinos, Ciclo-alcanos, Ciclo-alcenos e Aromáticos.
Alcanos
Alcanossão hidocarbonetos de cadeia aberta e saturada que apresentam apenas ligações simples. O alcano mais simples é o metano, principal componente do gás natural encontrado em jazidas de petróleo ou mesmoem regiões não-petrolíferas. Esse também é produzido em pântanos e em aterros sanitários anaeróbios.
Além do metano, outros três alcanos são gasosos à temperatura ambiente: etano, propano e butano.A principal utilização dos alcanos está na obtenção de energia. São usados como combustíveis em motores, como os de automóveis e de aviões, no aquecimento de casas e, em usinas termoelétricas, naconversão de energia térmica em elétrica.
Alcanos com cadeias que contenham entre 5 a 20 átomos de carbono, aproximadamente, apresentam-se na fase líquida à temperatura ambiente. Aqueles com cadeiascom um número muito grande de átomos de carbono, geralmente acima de 20, apresentam-se, normalmente, à temperatura ambiente na fase sólida.
Para se determinar com certeza a fase de agregação em quese encontra uma substância, obrigatoriamente temos de saber a temperatura e a pressão em que ela se encontra.
Fórmula geral dos Alcanos
Analisando bem as estruturas dos alcanos, percebemos aexistência de uma relação entre a quantidade de carbono e a de hidrogênio, por esse motivo, todos os alcanos apresentam a mesma fórmula geral:

CnH2n+2

Em que: n = número de átomos de carbono...
tracking img