Hidro 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESPORTE COMO PAPEL DE UMA REUNIÃO SOCIAL Danielle Fabiane Martins * Ricardo Rezer* Rosângela Laura Ventura Gomes de Castro * Viktor Shigunov** Resumo Ao afirmar-se que o esporte é um fenômeno social de grande relevância nos tempos modernos, com certeza não se estará expressando uma novidade, mas sim, revelando um mundo que necessita sempre ser estudado. O universo esportivo pela magnitude queassumiu atualmente, alicerçado por várias bases, sejam elas, econômicas, sócio-antropológicas ou psicológicas, não pode ser olvidado ou relegado à segundo plano no mundo moderno. O estudo teve como objetivo apresentar e discutir diferentes possibilidades do esporte, mas sempre afirmando ser uma reunião social, com diferentes papéis e diferentes expressões, em diferentes locais e para diferentespopulações. O esporte pode ser encontrado na escola, uma das manifestações mais controvertidas, nos clubes esportivos, nas ruas, nos parques, tendo como consequências a violência, a mídia especializada, os materiais, as roupas, os equipamentos, envolvendo milhares de pessoas, para conceber, fabricar e manter informados e destacar os acontecimentos do mundo esportivo. Devemos destacar também que oesporte pode ser praticado por diferentes pessoas, com diferentes idades, tendo diferentes objetivos com a sua prática, sejam eles de competição nos diferentes níveis, de lazer ou aprendizagem escolar.

INTRODUÇÃO “O universo do esporte compreende espetáculo, profissão, ciência, arte, política, lazer (ativo e passivo), prática, técnica, educação e investigação” (FEIO, 1978 apud MOLINA NETO, 1996,p. 11).

O esporte que conhecemos hoje é um produto das profundas transformações produzidas pela Revolução Industrial na Europa dos séculos XVIII e XIX. Houve relação entre o aumento do tempo de lazer, em parte induzido por esta Revolução e a difusão do esporte entre a população operária e urbana. A partir do final do século XIX, o movimento esportivo inglês estava pronto para ser exportado.Embaixadores, administradores coloniais, missionários, comerciantes, marinheiros e colonos encarregaram-se de difundir o esporte pelo mundo (BETTI, 1997, p.19). No século XX o esporte tornou-se um fenômeno de expansão mundial, estendeu-se com uma rapidez que até agora não se observou em nenhum movimento social. A Inglaterra foi também pioneira em aceitar e utilizar o esporte como meio de educação.
***

Mestrandos do Curso de Mestrado de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina Professor do programa de Mestrado da UFSC

2 Com base em Gunther Lüschen, Kurt Weis e Jean-Marie Brohm apud BETTI (1997, p.35) podemos definir esporte como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve, com base lúdica, em forma de competição entre duas ou maispartes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, por uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou registrar o recorde, sendo seu resultado determinado pela habilidade e ela estratégia do participante, e é para este gratificante tanto intrínseca (prazer, autorealização, etc.) como extrinsecamente. Evidentemente que um universo como este apresentado desperta interesses significativosatualmente em vários centros de estudo e isso determina que pesquisadores, professores e outros estudiosos, das mais diversas áreas, procedam a um amplo processo de investigação sobre o assunto. Neste trabalho abordaremos a aprendizagem social em alguns dos campos de estudo do esporte.

ESPORTE NA ESCOLA O tema esporte na escola é um dos temas mais controversos na discussão esportiva, pelapaixão que suscita, por sua abrangência, por várias possibilidades de enfoque, tudo isto gerado pela falta de mais pesquisas sob diferentes aspectos e diferentes realidades escolares. A socialização significa o processo de transmissão dos comportamentos socialmente esperados. Mais especificamente, a socialização para o desempenho de determinado papel social envolve a aquisição de capacidades...
tracking img