Hidrilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGOS CIENTÍFICOS
ENGENHARIA DE ÁGUA E SOLO
 
Estimativa da evapotranspiração a partir de variação de nível estático de aquífero
 
 
Carlos E. A. G. BarretoI; Edson WendlandII; Francisco F. N. MarcuzzoIII
IEngº Civil, Doutorando em Engenharia de Petróleo, DEP-FEM-UNICAMP, Campinas - SP, agbarreto@gmail.com
IIEngº Civil, Prof. Dr. Associado, SHS-EESC-USP, Caixa Postal 359, São Carlos -SP, ew@sc.usp.br
IIIEngº Agrônomo, Pós-Doutorando em Hidráulica e Saneamento, SHS-EESC-USP, São Carlos - SP, fmarcuzzo@gmail.com
 
 

RESUMO
A quantificação da evapotranspiração é uma tarefa essencial para o gerenciamento dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica, já que é variável importante no ciclo hidrológico. Entretanto, estimar a evapotranspiração real é uma tarefa difícil, eos pesquisadores usam, geralmente, mais de um método a fim de validar os resultados. Este trabalho apresenta um método para a determinação da evapotranspiração real com base na variação da precipitação, do escoamento de base e do nível de água subterrânea medidas na bacia hidrográfica. Usando o método proposto em uma bacia hidrográfica piloto, a evapotranspiração real foi estimada em 900 mm porano. Esse resultado foi comparado com a evapotranspiração potencial, calculada pelos métodos empíricos e semiempíricos, baseados em dados climatológicos. O método de Thornthwaite, com evapotranspiração potencial de 936 mm por ano, apresentou o valor mais próximo ao método de balanço hídrico. O método do balanço hídrico, baseado em medidas hidrogeológicas, mostrou-se apropriado para estimar aevapotranspiração real na bacia hidrográfica. Entretanto, é necessário observar as hipóteses e as limitações descritas neste estudo para aplicar este método a outra bacia hidrográfica.

 
INTRODUÇÃO
A Lei nº 9.433, de 1997, em seu artigo 7º, Inciso III, define que os Planos de Recursos Hídricos terão, como conteúdo mínimo, o balanço entre a disponibilidade e a demanda futura dos recursos hídricos emquantidade e qualidade, com identificação dos conflitos potenciais. Uma das principais parcelas que interferem na disponibilidade hídrica é a evapotranspiração, sendo necessário seu estudo para qualquer planejamento e/ou gestão de bacias hidrográficas.
Em algumas regiões, a quantidade de água evapotranspirada de uma bacia representa parcela superior à água que escoa superficialmente. Entretanto,a evapotranspiração é extremamente difícil de ser estimada com confiança, devido à inexistência de técnicas diretas que se apliquem a grandes áreas e à necessidade de instrumentos de custo elevado para a obtenção de estimativas indiretas. Além disso, "os resultados possíveis de serem obtidos têm de ser vistos com cautela por serem pontuais, tornando seu uso possível apenas por hipótesessimplificadoras ou longos períodos de tempo, em que pequenas variações se tornam desprezíveis" (MORTON, 1983).
As técnicas utilizadas para estimar a evapotranspiração em uma bacia hidrográfica baseiam-se no balanço hídrico, no uso do lisímetro ou na utilização de equações empíricas baseadas em dados climáticos. O fato é que as estimativas pelos diversos métodos, em geral, não apresentam os mesmosresultados, chegando, em alguns casos, a diferenças superiores a 100% entre dois métodos diferentes (BARRETO, 2006; MAZIERO, 2005). Verifica-se que é comum o uso de técnicas diferentes para a verificação das estimativas, visando a diminuir o nível de incerteza dos valores encontrados.
Alguns estudos que estimam a evapotranspiração têm sido desenvolvidos na bacia do Ribeirão da Onça e em áreas próximas aoCentro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo (CONTIN NETO, 1987; POMPÊO, 1990; MATTOS, 1991; ARANTES, 2003; CUNHA, 2003; BARRETO, 2006). Nessa região, encontram-se instalados equipamentos para medições diárias de dados climatológicos e de nível estático do aquífero.
Neste trabalho, a evapotranspiração real anual é estimada a partir da variação do nível do...
tracking img