hidrilogia

2652 palavras 11 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS DE HIDROLOGIA
1. O balanço hídrico de uma bacia hidrográfica modifica-se com a sua urbanização. Como esta modificação afeta a vazão média anual desta bacia ? Explique.
2. Com base na descrição do ciclo hidrológico explique como o desmatamento de uma bacia hidrográfica afeta os escoamentos no seu curso d’água principal? Que processos se alteram ?
3. Como o ciclo hidrológico em uma bacia hidrográfica pode ser afetado pelo lago de uma grande barragem nela construída ?
4. Quais os efeitos hidrológicos esperados de um reflorestamento de uma bacia hidrográfica desmatada ? Explique
5. Explique as potencialidades e as limitações do uso da equação P = Q + ET no cálculo de balanços hídricos em bacias hidrográficas.
6. Duas bacias de mesma área situadas em uma mesma região apresentam índices de compacidade de Gravelius iguais a 1,1 (bacia A) e 1,4 (bacia B). Pergunta-se em qual delas deve-se esperar hidrogramas com picos de cheia mais altos ? Justifique sua resposta.
7. Como a densidade de drenagem afeta os hidrogramas de cheias das bacias hidrográficas ?
8. Como a densidade de drenagem e o coeficiente de compacidade de Gravelius podem afetar os hidrogramas de cheia das bacias hidrográficas ?
9. Explique como algumas intervenções humanas podem aumentar ou diminuir a vazão média de pico de uma bacia hidrográfica.
10. Como varia e porque varia o tempo de concentração de uma bacia que passa do estado rural ao estado urbanizado?
11. Como pode ser estimado o tempo de concentração de uma bacia em um gráfico contendo o hietograma e o hidrograma da cheia por ele causada ? Explique
12. Explique os fatores que podem fazer com que duas bacias de mesma área apresentem hidrogramas de cheias diferentes. Faça menção, nas explicações, de como estas cheias podem ser diferentes em forma e volume.
13. Explique como os processos de translação e armazenamento em uma bacia hidrográfica condicionam a gênese dos seus hidrogramas de cheia.
14. Diga como as

Relacionados

  • Hidrilogia
    2788 palavras | 12 páginas