Hidratos de metano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Química Orgânica - Professora: Tatiana Maria de Sousa
Hidratos de Metano ( 8CH4.46H2O)
O combustível do futuro ou uma ameaça à humanidade?
1 - Um gelo que queima. Esta seria a primeiradescrição da combinação cristalina entre moléculas de metano e moléculas de água, encontrada em regiões profundas do oceano. Os hidratos de metano já são considerados, pelos cientistas, a principalfonte de energia para o século XXI. A exploração pode, entretanto, provocar a liberação destes gases e causar
o maior efeito estufa já visto no planeta.
2 - No início deste ano, a Petroléfera JapãoOil (Óleo Janonês) começou a construção da primeira plataforma para extração de hidratos de metano do fundo do már Cáspio. Diversas empresas norte-americanas já investem milhões de dólares napesquisa para a tecnologia de extração de metano do fundo do mar. Embora o material seja abundante, a extração não é um processo fácil: esta mistura cristalina é muito instável; vários acidentes jáaconteceram, na tentativa de encanar este gás. O Instituto americano de geologia estima que a quantidade de metano hidratado existente somente nas águas norte-americanas chegam a 600 trilhões de metros cúbicosde gás, suficiente para abastecer toda a nação (EUA) por mais de 2000 anos!

4 – Como são formados os hidratos de metano: Quando as bactérias digerem a matéria orgânica, no fundo do mar, liberammoléculas de CH4 (metano). Estas moléculas acabam "aprisionadas" por cristais de água, formando os hidratos ou, ainda, se combinam com o limo e o barro do fundo do oceano, formando bolhas de gás entredensas camadas de barro. Uma estrutura normal de hidrato de metano contém 46 moléculas de água e 8 moléculas de metano. Sua aparência é como o gelo mas, entretanto, é estável somente a altas pressões ebaixas temperaturas. Não existe ligação covalente entre o a água e o metano; o hidrato, quando se funde, libera água líquida e gás metano.

6- O "gelo de metano", como também são chamados os...
tracking img