Adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia e Negócios
Escola Clássica – Adam Smith

Biografia:

Adam Smith nasceu em KIRCALDY na ESCÓCIA, cidade com cerca de 1.500 habitantes. O pai morrera antes donascimento do filho. Aos 14 anos o menino foi sequestrado por um bando de ciganos e só libertado graças aos esforços de um tio, Smith nunca se casou e viveu quase toda sua vida junto à mãe. Às vezesesta permanência junto à mãe era interrompida por viagens de trabalho ou de estudo, mas ele sempre voltava à casa materna ou pedia que a mãe o acompanhasse.
Aos 14 anos, Adam Smithentrou para Universidade de Glasgow, onde se destacou como aluno brilhante. O professor que mais o influenciou em Glasgow foi Francis Hutcheson livre pensador cujas opiniões se chocavam com as ideiasda época. Hutcheson tinha visão naturalista das questões morais e era firme adepto da liberdade política e religiosa.
Em 1740, com 17 anos ganha uma bolsa de estudos para o BalliolCallege de Oxford, onde permaneceria seis anos, não se dando bem em Oxford onde o ambiente era ruim, pelo menos para ele, não encontrando estímulos junto aos professores. Passou este período devorandolivros, mas sem orientação. Um prova que a linha pedagógica de Oxford, na época, era obscurantista e fechada. Adam Smith quase foi expulso da universidade por terem encontrado em seu quarto o tratadoda natureza humana de David Hume.
Cinco anos após deixar Oxford, assume a cadeira de Lógica em Glasgow. No ano seguinte, assume a cadeira de Filosofia Moral deixada por Hutcheson, seuantigo mestre, só um Espírito enciclopédico como o de Smith mover-se-ia com facilidade neste vasto campo. Smith ocupa esta cadeira de modo ininterrupto até 1762 ou 1764. Há discordância entre osautores sobre estas duas datas.
Em 1759 publica a Teoria dos Sentimentos Morais e ganha reputação nos meios acadêmicos, a partir desse momento será olhando com outros olhos. O próprio...
tracking img