Hidoeletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRN CENTRO DE TECNOLOGIA FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA PARA ENGENHARIA

Ecossistemas

CONCEITOS E ESTRUTURA
O ECOSSISTEMA é a unidade básica no estudo da ecologia. Nele o conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada, pela reciclagem de matéria e pelo uso eficiente da energia solar. Biótipo: conjunto dos elementos necessários às atividades dos seres vivos.Biocenose: conjunto de seres vivos. Ecossistema: união dos conjuntos biótipo e biocenose.

ECOSSISTEMA
Sistema estável, equilibrado e auto-suficiente, com características topográficas, climáticas, pedológicas, botânicas, zoológicas, hidrológicas e geoquímicas praticamente invariáveis. Composto de elementos abióticos (água, ar, solo) e bióticos (seres vivos). Cada espécie possui seu hábitat eseu nicho ecológico diferente de outras espécies. Ecossistema equilibrado, cada espécie possui um nicho diferente. Espécies que ocupam nichos semelhantes, em regiões distintas, são denominadas de equivalentes

Ecossistemas Aquático e Terrestre

ECOSSISTEMA
Hábitat pode ser definido como o local ocupado pela espécie, com todas as suas características abióticas(o endereço de uma espécie ouindivíduo). Nicho ecológico é a função da espécie dentro do conjunto do ecossistema e suas relações com as demais espécies e com o ambiente (nicho seria a profissão da espécie ou indivíduo). Para caracterizar o nicho ecológico de uma certa espécie, é necessário conhecer suas fontes de energia e alimento, suas taxas de crescimento e metabolismo, seus efeitos sobre outros organismos e sua capacidadede modificar o meio em que vive.

HOMEOSTASE
Todo ecossistema procura um estado de equilíbrio dinâmico ou homeostase por meio de mecanismos de autocontrole e autoregulação, os quais entram em ação assim que ocorre qualquer mudança. Entre a mudança e o acionamento dos mecanismos de autoregulação existe um tempo de resposta. Se ocorrer uma alteração de comportamento do ecossistema, o sistema derealimentação aciona seus mecanismos homeostáticos para garantir a normalidade. Geralmente, o mecanismo homeostático só é efetivo para ocorrência modificações naturais — se não forem muito profundas, nem demoradas.

HOMEOSTASE
Modificações artificiais impostas pelo homem, por serem relativamente violentas e continuadas, o mecanismo não consegue absorver essas mudanças e ocorre o impactoecológico no meio. Exemplo do funcionamento: A recuperação de uma floresta após a ação de uma descarga elétrica da atmosfera, que provoca um pequeno incêndio. Em pouco tempo, a mata se regenera, e área afetada se torna outra vez parte do ecossistema. Não funcionamento: Desmatamentos extensivos (no século passado na Alemanha, nos Estados Unidos e no Japão), o ecossistema não dispõe de mecanismos deauto-regulação para regenerar o sistema original. A quantidade total de matéria viva em um ecossistema é denominada BIOMASSA e pode ser quantificada em termos de

Reciclagem de matéria e fluxo de energia
Quanto à energia oriunda da alimentação dos seres vivos, que se dividem em dois grandes grupos: Autótrofos e Heterótrofos. Autótrofos - Compreende os seres capazes de sintetizar seu próprio alimento( auto-suficientes ) : u quimiossintetizantes - fonte de energia é a oxidação de compostos inorgânicos; e u fotossintetizantes - utilizam o sol como fonte de energia.

Reciclagem de matéria e fluxo de energia
Heterótrofos - Compreende os seres incapazes de sintetizar seu alimento.Para obtenção de energia, utilizam-se do alimento sintetizado pelos autótrofos : herbívoros, carnívoros e onívoros;e decompositores.
Os decompositores não ingerem comida, como os herbívoros e os carnívoros. Sua nutrição ocorre por um processo de absorção, mediante o lançamento de enzimas sobre a matéria orgânica morta. Parte da matéria orgânica degradada é absorvida e o restante é devolvido ao meio, na forma de compostos inorgânicos que são utilizados, pelos autótrofos, para a síntese de mais alimentos....
tracking img