Freud alem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma analise do filme Freud Além da Alma , com ênfase na sexualidade infantil e no complexo de Édipo
Os impasses e as dificuldades a que foram submetidas às primeiras elaborações de Freud natentativa de compreensão da histeria serviram como força propulsora na construção da teoria psicanalítica. O famoso filme Freud Além da Alma busca retratar essas questões quando nos apresenta as primeirasespeculações de Freud em seu desejo de compreender o funcionamento do psiquismo humano.

No início de seus estudos, sob a influência de Charcot e Breuer, Feud formula a teoria do trauma, através daqual postulava a origem dos fenômenos histéricos em um episódio de sedução que teria ocorrido na infância e que viria a adquirir valor traumático na vida adulta mediante a vivência de situações querecordariam as lembranças, ocultas pela repressão. As lembranças dolorosas se comportavam como um corpo estranho, alheio à consciência, desencadeado os sintomas histéricos.

O método catárticodesenvolvido por Breuer com o auxilio da hipnose visava à recordação e a elaboração dos acontecimentos traumáticos, produzindo a descarga emocional necessária para a cura dos sintomas.

Durante algum tempo ahipnose foi a principal forma de tratamento utilizada por Freud. No entanto, alguns pacientes não se deixavam hipnotizar. Como era o caso da senhorita Ana O., encarnada em alguns momentos pelapersonagem Cecily no filme. Não conseguindo hipnotizar Cecily na primeira sessão, Freud é levado a descobrir o método de associação livre, em que a paciente narra tudo o que vem à cabeça, sem censura.Durante a sessão Cecily confessa ter sido molestada pelo pai e para silenciar com relação a esse fato ganha uma boneca de presente. Porém, Freud passa a desconfiar do relato da paciente quando percebeque esta ainda a guarda com muito carinho, o que, na verdade, deveria ter sido rejeitada por fazer referência ao ato traumático.

Algum tempo depois, Cecily nega ter sido assediada pelo pai e ameaça...
tracking img