Hidatidose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidatidose
Hidatidose é uma doença parasitária que acomete o homem e outros animais. É causada pela forma larval de alguns parasitos do grupo das tênias, dentre os quais o Echinococcus granulosus nos hospedeiros se apresenta em forma de cistos.
Quatro espécies do gênero Echinococcus e cujas larvas podem infectar o homem, têm sido descritas:
* E. granulosus - causa hidatidose uniloculare se distribui em todo o mundo;
* E. multilocularis - causa a hidatidose alveolar e é encontrada em algumas regiões árticas e algumas áreas da Europa;
* E. oligarthrus - excepcionalmente pode produzir doença policística no homem;
* E. vogeli - espécie de descrição mais recente, principal implicada na etiologia da hidatidose (neotropical) policística que incide emregiões silvestres das Américas Central e do Sul.

Na América tropical, o E. vogeli apresenta como hospedeiro intermediário principal a Agouti paca (paca), além de outras poucas espécies de animais silvestres. Os hospedeiros definitivos são canídeos domésticos e silvestres. No ambiente silvestre destaca-se o Speothos venaticus (cachorro-do- mato vinagre) como o únicohospedeiro natural conhecido desse Echinococcus. O homem infecta-se enquanto um hospedeiro intermediário acidental, tanto no ambiente silvestre como no doméstico.
Como se adquire?
O cão é o hospedeiro definitivo, albergando o verme adulto que libera as proglotes grávidas contendo os ovos que chegam ao ambiente junto com suas fezes. Esses ovos contaminam a água, o solo, e chegam àspastagens, onde são ingeridos pelos hospedeiros intermediários (ovinos, bovinos e suínos), nos quais se formam os cistos. Os ovinos desenvolvem a maior porcentagem de cistos viáveis. O homem é um hospedeiro acidental, e se infecta ao ingerir os ovos em vegetais ou na água contaminada. Ele pode se infectar também pelo contato estreito com o cão portador.
A hidatidose ocorre no estágio larval ou císticoda infecção pelo parasita Echinoccoccus granulosus, que habita o intestino de cães. Seres humanos, ovinos e bovinos são hospedeiros intermediários.

CICLO BIOLÓGICO

A hidatidose consiste em uma doença parasitária grave que se caracteriza pela formação de vesículas em diversos órgãos dos mamíferos domésticos e do homem. O agente etiológico desta enfermidade é o platelminto Echinococcusgranulosus e Echinococcus vogeli, que tem como hospedeiro definitivo os canídeos (cão, raposa e lobo); bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos e roedores são os hospedeiros intermediários; e o homem, hospedeiro acidental.
É considerada uma infecção ciclozoonótica de distribuição mundial, que provoca grandes prejuízos econômicos, além de representar um importante problema de saúde pública. Existemáreas consideradas endêmicas ou hiperêndemicas, como por exemplo, o sul do Brasil, tanto para ruminantes domésticos quanto para o homem.
A contaminação do hospedeiro definitivo como, por exemplo, o cão, se dá através da ingestão de vísceras de outros hospedeiros que adquiriram a doença por ingerirem ovos do parasita, em seguida, o cão elimina no meio ambiente junto às fezes as proglotes grávidascontendo o ovo. Estes, por sua vez, irão contaminar o meio ambiente, sendo então ingeridos pelos hospedeiros intermediários, como por exemplo, um ruminante que ao ingerir os ovos. Estes irão, imediatamente, liberar larvas que penetram na mucosa do intestino alcançando diversos órgãos através da circulação linfática ou sanguínea, se fixando e formando o cisto hidático. O homem pode contaminar-seao ingerir a carne do hospedeiro intermediário contaminada, ou então, ao ingerir ovos em vegetais ou na água contaminada.
Os cistos hidáticos podem estar localizados em diferentes órgãos, preferencialmente no fígado, pulmões e o cérebro. Na grande parte dos casos, a doença  é assintomática, no entanto os sinais clínicos podem ser observados conforme a localização do cisto e a intensidade do...
tracking img