Hhghg

1357 palavras 6 páginas
Protocolo Fieldbus

Lauro de Freitas
2012.
[pic]

Protocolo Fieldbus

Trabalho apresentado à disciplina Sistemas digitais de controle II, Sob orientação do Professor Linaldo. Aluno: Janilton, Vitor Felipe, Anderson Baltazar, Jeferson Garcia, Erick Alves, Guilherme Lacerda.

Lauro de Freitas 2012.
Introdução

Fieldbus é uma arquitetura aberta para integrar informação, através da qual é possível conectar equipamentos de controle e automação industrial, distribuindo as funções de controle pela rede e fornecendo informação a todas as camadas do sistema.

Ela vem como substituta a tradicional tecnologia HART, porém com algumas vantagens que permitem a comunicação de forma mais eficiente.

Englobando diversas tecnologias, tais como processamento distribuído, diagnóstico avançado e redundância. Uma rede fieldbus é heterogênea e distribuída, composta por equipamentos de campo, softwares de configuração e supervisão, interfaces de comunicação, fontes de alimentação e pela própria rede física que os interconecta.

Se comparada com os protocolos anteriores a rede fieldbus interliga os equipamentos de I/O mais inteligentes e pode cobrir distâncias maiores.

Os equipamentos acoplados à rede possuem inteligência para desempenhar funções específicas de controle tais como loops PID, controle de fluxo de informações e processos. Os tempos de transferência podem ser longos mas a rede deve ser capaz de comunicar-se por vários tipos de dados.

Atualmente, diversas indústrias já adotam as redes Fieldbus, seja adaptando plantas já existentes, ou mesmo projetando novas plantas inteiramente interligadas segundo os padrões. Muitas pesquisas têm sido feitas no sentido

Relacionados