Hgjgj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões – Economia e Gestão (Macroeconomia)

1 - Qual a diferença entre microeconomia e a macroeconomia? Explique.
R: A microeconomia é uma vertente da economia que se preocupa fundamentalmenteem estudar o comportamento econômico das unidades individuais, tais como os consumidores, as empresas e os proprietários de fatores de produção. Já a macroeconomia procura estudar a economia como umtodo.

2 – Apesar da microeconomia e da macroeconomia apresentarem diferenciações no nível de agregação das variáveis econômicas, podemos dizer que elas se inter-relacionam?
R: As duas áreas (micro emacroeconomia) andam juntas e sua separação prejudica o correto entendimento da teoria econômica.

3 – Explique o que é o trade-off.
R: Os objetivos não são independentes uns dos outros, ou seja,normalmente os objetivos macroeconômicos são conflitantes. Normalmente é impossível se conseguir atingir mais de um objetivo ao mesmo tempo. Desse modo, o administrador público (também chamado depolicy maker) tem que fazer uma escolha quanto à ênfase a ser dada a diferentes objetivos, ou seja, existe o que se chama de trade-off (dilemas) entre os objetivos macroeconômicos.

4 - Em relação aosgastos públicos qual a diferença entre o enfoque clássico e o enfoque keynesiano?
R: O enfoque clássico que se baseia em que o governo deve limitar os seus gastos e manter o orçamento públicoequilibrado, pois o gasto desenfreado e o desequilíbrio das contas públicas seriam os principais causadores da inflação, considerado por este enfoque o principal mal econômico de todos. Para o enfoqueclássico, para se conseguir crescer e desenvolver a economia e alcançar qualquer outro objetivo, necessariamente deve-se controlar primeiramente a inflação. Por outro lado, o enfoque keynesiano prega quediante de um momento de recessão (da demanda principalmente), o setor público deve intervir, manipulando os gastos e os impostos de modo a promover o crescimento da economia. Segundo esta vertente, o...
tracking img