Hfgjhfg

628 palavras 3 páginas
História da Contabilidade
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram se aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da era Cristã quando apareceu o LIBER ABACI, de autoria de LEONARDO PISANO.
Contabilidade do Mundo Medieval
Período que vai de 1202 da era cristã até 1494, quando apareceu o TRATACTUS DE COMPUTIS ET SCRIPTURIS (contabilidade por partidas dobradas), de FREI LUCA PACIOLO, publicado em teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
Contabilidade do Mundo Moderno / Contabilidade do mundo Cientifico
Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra LA CONTABILITÁ APPLICATTA premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da contabilidade. O período cientifico inicia-se em 1840 e continua até hoje.
As alegorias e símbolos desta matéria não representam cópia fiel de representações existentes, eis que decorrem de livre interpretação que porventura venham a ser atribuídas aos mesmos, e isto porque no mundo fenomênico das artes não se estabelecem limites à pesquisa.
Datas Comemorativas
- Dia 25 de abril: Dia do contabilista
- Dia 22 de setembro: Dia de São Mateus (Patrono dos contabilistas)
Simbologia
Caduceu

Asas: Símbolo da diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
Elmo: Peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Significa a proteção aos pensamentos baixos que leva a ações desonestas.
Bastão: Simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades.
Serpentes: Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo mais vantajoso para o cliente.

Relacionados