Herpes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO
O herpes simples é uma doença infecciosa aguda. Com exceção das infecções respiratórias, é, provavelmente, a virose mais comum. Os vírus do herpes simples (VHS ou HSV) apresentamdois tipos distintos: tipo 1 (VHS-I), causador das infecções bucais, e o tipo 2 (VHS-II), causador das infecções genitais. Atualmente, sabe-se que tanto o tipo 1 como o tipo 2 podem provocar infecçõesem ambas as localizações entretanto a maioria das infecções bucais.
As infecções pelo herpes simples vírus apresentam-se como desafios, cada vez maiores, para diversas áreas da medicina, por seremdotadas de várias peculiaridades. Dentre elas, cita-se a capacidade do vírus permanecer em latência por longos períodos de tempo, podendo sofrer reativação periódica, gerando doença clínica ousub-clínica. (O herpes simples vírus é comumente associado a lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral) e da genitália. O vírus do herpes simples determina quadros variáveis benignos ougraves. Há dois tipos de vírus: o tipo-1, responsável por infecções na face e tronco, e o tipo-2, relacionado às infecções na genitália e de transmissão geralmente sexual. Entretanto, ambos os vírus podeminfectar qualquer área da pele ou das mucosas. As manifestações clínicas são distintas e relacionadas, ao estado imunológico do hospedeiro.
O herpes simples é causado pelo Herpesvírus hominustipo-1. São vírus DNA, da família Herpesviridae. Doença de distribuição universal. De 50% a 90% de adultos têm anticorpos circulantes contra HSV-tipo 1, e 20% a 30% contra HSV-tipo 2.
Já no caso do HSV-IIou vírus do Herpes genital, é possível evitar o contágio através do uso de camisinhas ou preservativos uma vez que essa proteção impede o contato com a área infectada. No entanto, a camisinha nemsempre é eficaz. Dessa maneira, o melhor modo de evitar o contágio seria a abstinência.
De maneira geral, a melhor maneira de prevenir o contágio é evitar o contato íntimo com pessoas com a doença...
tracking img